O treinamento que tratou sobre a importância da utilização da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde ocorreu no auditório da escola Inácio Passarinho, nessa quarta-feira (17), e reuniu técnicas da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, além de coordenadores que fazem parte da Rede de Saúde do Município, que interagiram sobre como tornar mais eficiente o serviço, a fim de prestar um bom atendimento aos usuários.

“Estamos fazendo este trabalho no interior do Maranhão para divulgar a Ouvidoria, para que a gestão de cada município entenda este trabalho da Ouvidoria Estadual de Saúde do Maranhão, que é o termômetro da gestão, o que cada usuário anseia e denuncia, informações, reclamações, enfim. A Ouvidoria funciona para o usuário e dentro da rede”, explicou Cristiane Falcão, da Ouvidoria Estadual de Saúde do Maranhão.

“Estamos aprendendo mais sobre a Ouvidoria, que é um serviço do usuário para fazer reclamações e elogios aos serviços do SUS. Nossa gestão tem a preocupação de fortalecer todos os processos que trazem melhorias para o usuário. A Ouvidoria do SUS é uma ferramenta que precisa ser fortalecida e incentivada dentro do Município”, enfatizou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde.

Embora precise de aprimoramento constante, a coordenadora da Ouvidoria SUS e a secretária municipal de Saúde lembraram que a gestão pública de Caxias tem realizado esforços para que as demandas que estavam em sua grande maioria nas Unidades Básicas de Saúde fossem diminuídas nos últimos 1 ano e 10 meses, com a reforma de unidades básicas, mudanças nos processos de trabalho, implantação da Planificação, dentre outras modificações.

“Nossa Ouvidoria funciona na Rua Aarão Reis, na sede da Secretaria de Saúde. Com a capacitação estamos mostrando à rede a importância deste serviço para o município. É importante o usuário ser bem assistido, humanizado. Devido à demanda ter diminuindo na parte de reclamações, isso significa que estamos fazendo uma boa gestão”, disse Lisiane Queiróz, coordenadora da Ouvidoria SUS/Caxias.

“A gente já tinha uma Ouvidoria, que funcionava no nosso município. O que constatamos, analisando o ano passado e este ano, foi que diminuímos as queixas como um todo em relação a saúde. Isso é muito positivo, porém, é preciso divulgar mais”, reforçou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,