O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ) proporcionou na tarde da última sexta-feira (26) um momento de lazer, entretenimento e socialização entre crianças atendidas pelo referido Centro.

Foi a primeira competição do “Projeto Peixinho Azul”, realizado nas dependências da regularização fundiária do Município.

A professora do atendimento educacional especializado da escola Lourdes Feitosa, Edinalda Moreno, acompanhou o aluno Nicolas Bryan.

“Eu sempre o acompanho. Me chamou atenção pela desenvoltura dele e a inquietação que diminuiu, então eu queria conhecer esse projeto do CAPS IJ. O Bryan desenvolveu a habilidade de locomoção e da paciência”, avaliou a professora.

A educadora física Jennyifer Alelaf acompanhava as crianças na piscina e disse que o projeto já vem funcionando a alguns meses. “Hoje é a primeira competição para eles se socializarem, é uma forma de trabalharem o sistema psicomotor, o desenvolvimento entre eles e fazer com que se divirtam”, explicou.

Conceição Moura, coordenadora do CAPS IJ, lembrou que a expectativa é que, além das atividades aquáticas, eles possam desenvolver a coordenação motora, melhorar a socialização, diminuir a ansiedade e fazer novas amizades superando as dificuldades.

“É um trabalho todo coordenado, onde no primeiro momento a gente trabalha a socialização, adquirir confiança para só depois ensinarmos o nado, até porque algumas crianças têm grau de comprometimento diferenciado e a criança aqui é sempre bem acompanhada”, completou a coordenadora.

O Peixinho Azul é um projeto de inclusão através de atividades esportivas, na qual foi escolhida a natação por agregar os requisitos necessários para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas.

São atendidas 30 crianças autistas na faixa etária de 04 a 15 anos, que na ocasião foram premiadas com medalhas e presentes.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,