O Programa #Meninas Ocupam chegou à Câmara Municipal na última quinta-feira (8), onde uma sessão especial foi realizada.  O ato é histórico, pois as 19 parlamentares mirins eram todas meninas, na faixa etária de 11 a 14 anos.

Os vereadores Darlan e Mário Assunção prestigiaram a sessão, que contou ainda com as presenças da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, e da secretária municipal de Saúde, Socorro Melo.

“Hoje é um dia ímpar para essas meninas, onde a gente ver meninas com grande talento, que serão grandes profissionais e, quem sabe um dia, possam ocupar um lugar aqui na Câmara representando nossa cidade”, destacou Darlan Almeida, vereador.

O Programa #Meninas Ocupam é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Plan Internacional, ONG de defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Todas as meninas fazem parte da escola Guiomar Assunção, no bairro Mutirão.

Durante a Sessão, as meninas apresentaram requerimentos que versaram sobre a melhoria da iluminação e segurança pública, coleta de lixo e projetos de lei: um que prevê a inserção do Assistente Social em escolas públicas e outro que pede a criação do Dia Municipal da Menina, com continuidade do Programa #Meninas Ocupam em todas as escolas da Rede Municipal.

Para elas foi um momento mágico e com projeções de um futuro com mais mulheres no legislativo.

“Esse projeto vai beneficiar todas as meninas. Assistente social nas escolas ajuda nas situações de meninas em todas as escolas”, disse Maria de Fátima, vereadora mirim.

“Hoje foi muito especial, não apenas para mim, mas também para todas as meninas que estão aqui, pois hoje ocupamos um lugar que era ocupado por homens. Futuramente vamos ter mais mulheres aqui na Câmara Municipal”, disse Giovana Almeida, vereadora mirim (presidente).

As propostas votadas em sessão pelas meninas serão apresentadas aos vereadores da Câmara Municipal e podem se transformar em realidade, afirma a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Posteriormente, a gente vai fazer uma nova eleição para mais 19 meninas virem no próximo ano participar do #Meninas Ocupam. Nós fizemos uma parceria com a Câmara Municipal e com o prefeito de Caxias, eles estão sabendo de tudo que está acontecendo aqui. As meninas fizeram requerimentos e projetos que vão ser adotados aqui e depois os vereadores passarão para o executivo”, explicou Taniery Cantalice.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: