A equipe de engenharia do SAAE Caxias instalou, nesta quarta-feira (28), um hidrante na rua São Pedro, ao lado do Centro de Cultura, no Centro da cidade. A Ação é fruto de uma parceria entre a Autarquia e o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Atualmente, existem apenas três hidrantes em Caxias, localizados nos bairros Trizidela, Vila Paraíso e Residencial Eugênio Coutinho. O equipamento é instalado diretamente na rede de abastecimento de água para o uso imediato e auxilia o trabalho e ação do Corpo de Bombeiros, um dos instrumentos mais eficazes no combate a incêndios em edifícios, indústrias e na rua.

A gente percebeu a necessidade de melhoria no sistema de hidrantes de Caxias porque a cidade cresceu e a população aumentou, e precisamos ampliar esse número, distribuindo os hidrantes em pontos estratégicos”, explicou o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

De acordo com o art. 44, da lei estadual 6.546/95, a instalação de hidrantes nos logradouros públicos compete ao órgão que opera e mantém o sistema de abastecimento d’água da localidade. O Corpo de Bombeiros fará, anualmente, junto a cada órgão de que trata este artigo, a previsão dos hidrantes a serem instalados no ano seguinte.

“A instalação desses novos equipamentos vai para suprir a nossa necessidade e ajudar o nosso trabalho, principalmente no centro comercial da cidade que possui edificações verticalizadas para que o Corpo de Bombeiros consiga diminuir o tempo de resposta do atendimento em casos de emergência”, enfatizou o chefe do Departamento de Operações e Atividades Técnicas do 5º BBM, Capitão Moura.

Serão instalados hidrantes também em outros pontos da cidade, como nas proximidades da Catedral, nas avenidas Santos Dumont e Alexandre Costa e na região da Cohab. Também será instalado um ponto de abastecimento de água na sede do Corpo de Bombeiros.

 

Palavras chaves: ,