Técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional Caxias participaram de uma importante Capacitação de Qualificação do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

O treinamento foi realizado no Edifício Almere Office, na capital São Luís.   A utilização efetiva do Sistema permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

O enfermeiro do CEREST Regional Caxias, Tarciso Marinelli, lembrou que a atualização sobre a Qualificação do SINAN, referente às notificações de acidentes com exposição a material biológico, envolve um ponto muito importante  no que  diz respeito à promoção em saúde do trabalhador, pois serve como base para o levantamento de alguns questionamentos realizados pelos profissionais que atuam diretamente com esses protocolos de saúde, auxiliando na retirada de dúvidas e também na melhoria da qualidade das notificações, ofertando melhorias do serviço, tanto para quem leva a informação, quanto para quem a recebe.

De acordo com a técnica estadual Maria dos Aflitos, é a realização da primeira etapa de uma nova rodada de conversas e informações com os enfermeiros, coordenadores de núcleos, vigilâncias, supervisores e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar das redes de saúde estadual e municipal de São Luís, e com os CERESTs regionais, sendo um encontro importante para disseminação das informações.

“Nos reunimos no sentido de unificarmos e qualificamos as informações no preenchimento das fichas de notificação, dos agravos e acidentes de trabalho. A frequência foi muito boa, compareceram 36 enfermeiros (as) que foram bem participativos, questionaram, deram depoimentos e informações essenciais para o andamento do processo de notificação”, completou a técnica.

“Esse momento nos permitiu conhecer melhor a demanda e a real necessidade da situação sobre os adoecimentos ocupacionais. Não poderíamos deixar de contribuir indicando o nosso técnico, o enfermeiro Tarciso, com o objetivo de capacitá-lo e acessar as orientações necessárias e, assim, poder disseminar para nossa Regional”, explicou o coordenador do CEREST Regional Caxias, Eliel dos Santos.

Palavras chaves: ,