O Instituto Federal do Maranhão está realizando a coleta de informações de todos os 26 campus e 3 unidades avançadas da instituição no Estado que irão compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos 5 anos, de 2019 a 2023.

O documento contará com as diretrizes pedagógicas orientadas das ações institucionais, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas.

Na ocasião estiveram presentes autoridades políticas do Município que foram convidadas a estreitar as relações com a instituição. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, lembrou que o município já tem parcerias com a instituição e sua presença na apresentação do PDI tem o propósito de sinalizar positivamente para que a Prefeitura Municipal possa continuar contribuindo.

“Já temos uma parceria com a implantação da rede de iluminação pública. Foi pedida agora a implantação de duas paradas de ônibus, sinalização vertical e horizontal para pedestre; já implementamos a linha de transporte urbano e agora vamos ser parceiros num curso técnico de agropecuária nos PAs de Caxias. A nossa vinda é para entender o funcionamento do IFMA para que a gente possa atender e estar aptos a ajudar”, lembrou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“É um momento onde a instituição se preocupa com a integração do ensino, pesquisa e extensão. Cada campus tem autonomia orçamentária, financeira, didática e pedagógica. Isso quer dizer que os empenhos orçamentários são feitos pelo próprio campus. Isso é um atrativo para que as empresas possam vir a Caxias para realizar esse trabalho”, destacou Carlos César, pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento Institucional.

Da instalação até agora, o IFMA/Campus Caxias vem crescendo a cada ano. As atividades iniciaram em 2010 com 3 cursos técnicos, 160 alunos e 32 servidores. Hoje são mais de 2000 alunos, mais de 100 servidores e 17 cursos.

Para os próximos 5 anos, a instituição projeta muitas outras novidades que serão pleiteadas junto ao governo federal e as representações políticas para oferecer aos alunos mais laboratórios, nova biblioteca, melhorias na infraestrutura, novos cursos e até uma fábrica de água mineral.

“O mais importante é a construção da nossa biblioteca e nosso auditório. Um outro aspecto é a criação de novos cursos, como Técnico de Segurança no Trabalho e Eletrônica e de Agronomia e Ciência dos Alimentos – bacharelado. Temos um sonho também da criação da fábrica de água mineral, estamos com esse projeto arquitetônico para assistir o nosso município e servir de laboratório para os nossos alunos”, destacou João da Paixão, diretor geral do IFMA/Campus Caxias.

Palavras chaves: ,