A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), por meio do Programa Mais Alfabetização, realizou no auditório da UIM Arlindo Fernandes a culminância de um projeto inovador implantado pela professora Iracema Silva, que criou na escola formas de aprendizagem visando alfabetizar o aluno através de jogos educativos.

“Pensando em uma forma diferenciada que envolvesse o aluno, fizemos um trabalho voltado para alfabetizar através de jogos educativos, para que o aluno pudesse aprender através de uma nova perspectiva estratégica”, explicou a professora Iracema Silva, assistente do Programa Mais Educação.

Alunos passaram a interagir e participar com maior frequência na modalidade de aprendizagem usando novas técnicas.

Eu percebia que a cada dia os alunos aprendiam com maior facilidade através desse modelo de aprendizagem, então pedi para assistir aulas aqui e a professora Iracema me ajudou muito. Hoje aprendo com maior facilidade”, disse a aluna Paula Daiane.

“Eu gosto daqui porque aprendo e estudo ao mesmo tempo, então é muito bom”, destacou Carlos André, aluno do 4º ano.

A Coordenação do Programa Mais Alfabetização incentiva maneiras diferenciadas de alfabetizar, colaborando com as perspectivas desenvolvidas como formas inovadoras de alfabetização. A participação da equipe da SEMECT foi primordial para o sucesso da iniciativa.

“Estamos trabalhando tanto a leitura como a escrita. Temos crianças na fase do silábico, do pré-silábico, que são as fases normais que determinam a série correta conforme a idade. Iniciativas como essa são favoráveis porque determinam melhorias na forma de ensinar, que hoje é o principal objetivo da SEMECT. Por isso estamos trabalhando com essas crianças, para que elas possam, nesse desafio educacional, acompanhar seus coleguinhas através de formas interdisciplinares”, enfatizou Marline Ferreira, coordenadora do Programa Mais Educação.

Palavras chaves: , ,