A solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) foi na manhã dessa quarta-feira (05) no Ginásio Governador João Castelo, Centro de Caxias.

A solenidade marcou a formatura de 1.436 alunos do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Educação e de escolas particulares. Autoridades políticas do município estiveram presentes, a exemplo do prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o deputado eleito, Zé Gentil; secretários municipais, dentre outras representações civis e militares, além dos pais dos alunos.

“Esse curso faz muita diferença para nós e para eles. Para nós porque estamos vendo o passo importante que essas crianças estão dando, e para eles o benefício é a prevenção contra as drogas e a violência”, ressaltou Zé Gentil, deputado estadual eleito.

O PROERD tem como base Drug Abuse Resistance Education (DARE), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente, o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil o Programa começou no Rio de Janeiro em 1992, mas a partir de 2002 passou a ser adotado em outros estados do país.

Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, o PROERD cumpre uma função importante dentro da Rede Municipal de Educação.

“Esse projeto é importante para a Rede Municipal de Ensino e para as famílias. Parabenizo a Polícia Militar pelo excelente trabalho realizado dentro das nossas escolas com os nossos alunos”, parabenizou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Tanto as famílias, quanto as crianças que participam do projeto destacam a importância da obtenção de informações relativas aos males provocados pelo uso de drogas e como se manter distante desses entorpecentes, a fim de ter uma vida saudável e livre de doenças e vícios.

“Achei muito legal e educativo participar do projeto. Em nossa escola é muito importante esse projeto porque tem muitas pessoas ao redor que usam drogas e ele serve para afastar as crianças das drogas”, disse Ariely Vitoria, do Colégio Batista Araújo.

“Esse curso do PROERD traz a realidade aos alunos, facilitando com que a faixa etária entre 10 e 11 anos seja mais conscientizada pra que eles saibam diferenciar entre o certo e o errado”, disse Virginia Macleide, mãe.

“Existe muitos adolescentes que usam drogas. É para prevenir que as crianças sejam usuários de drogas que existe esse projeto”, lembra Luciano Meneses, da escola Ruy Frazão.

A gente aprende a não fumar, não beber e não agir com violência contra as pessoas”, frisa Milquelme Oliveira, escola Marcelo Tadeu.

O prefeito Fábio Gentil destaca que a parceria com a Polícia Militar do Maranhão tem funcionado como uma maneira de conscientizar os estudantes da importância de se manter longe das drogas, trabalhando a educação preventiva.

“A gente ver que está sendo criado um caminho diferente conscientizando essas crianças de que elas devem ficar longe das drogas. A gente precisa incentivar cada vez mais essa parceria com a Polícia Militar, que forma hoje mais de 1.400 crianças, e com certeza elas terão um futuro promissor”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Com esse programa nós estamos combatendo a causa e não a consequência.  Nós temos obtido resultados satisfatórios reduzindo as ocorrências das ruas, para que os adolescentes e jovens possam ficar longe das drogas, porque a droga é uma passagem para o crime”, destaca Márcio Silva, comandante do 2º BPM.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,