O público que frequenta a cada domingo a Feirinha da Gente recebeu mais uma ação da Unidade Básica de Saúde do conjunto Cohab. Na ocasião, alguns dos profissionais do mais recente serviço implantado em Caxias, o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que atua em parceria com as UBSs, também estiveram presentes.

Foram instaladas em Caxias 09 equipes multiprofissionais do NASF. Cada uma delas é responsável por 5 equipes de saúde da família. O prefeito Fábio Gentil também falou sobre a importância do serviço.

“São 9 equipes com 7 profissionais cada equipe, então o NASF veio para contribuir com a Atenção Primária para poder minimizar o sofrimento do nosso povo. Quanto mais investirmos na Atenção Primária, menos recursos vamos gastar na média e alta complexidade, e esse é o nosso objetivo”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Pela primeira vez o NASF está presente em nossas ações. Hoje os profissionais estão nessa parceria de promoção à saúde e também fazendo atendimentos ambulatoriais. Eles estão prestando serviço à comunidade nas unidades básicas”, lembrou Nyara Marques, coordenadora da UBS da Cohab.

“O NASF é muito importante porque a equipe vai trabalhar na prevenção das doenças e também nos agravos das condições clínicas da população. Além disso, o nosso objetivo é promover a saúde daqueles pacientes que estão em classificação de risco”, afirmou Matheus Eduardo, fisioterapeuta.

Foi realizado também na Feirinha da Gente o encerramento da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que percorreu algumas UBSs da cidade levando informações e conscientização. A Guarda Municipal também distribuiu o laço branco fazendo alusão ao combate à violência contra a mulher.

“É muito importante mostrar para as pessoas o que é a violência contra a mulher, quais são os tipos de violência para que a gente possa estar abordando, conversando. Mas a gente precisa que os homens abracem a causa. Nosso trabalho tem sido muito intenso no sentido de diminuir o índice de violência em nosso município”, ressaltou Taniery Cantalice, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

“A gente fecha o ciclo da Campanha, mas a luta é constante e o carro chefe da nossa Secretaria. Em síntese, foi um sucesso, atingimos o nosso objetivo que é levar informações para as pessoas que mais precisam dessa prevenção. Fomos a três CRAS que ficam em territórios onde a violência se dá de uma forma maior e falamos sobre essa cultura de paz”, explicou Suany Froz, coordenadora do CRAM.

“É uma luta constante que a gente tem travado não só fora, mas dentro de nossas instituições. Eu venho há cerca de 6 anos com essa campanha do laço branco, distribuindo. Estamos empoderando as nossas mulheres com palestras e isso tem nos trazido bons resultados”, lembrou Inspetora Roseane, da Guarda Municipal.

“A Prefeitura e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres têm trabalhado buscando a divulgação para que nós possamos diminuir ou acabar com qualquer forma de violência contra as mulheres”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Palavras chaves: ,