Médicos do Programa Mais Médicos já estão sendo substituídos por profissionais que se inscreveram às vagas deixadas pelos cubanos. Em Caxias, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, já providenciou as devidas substituições das seis vagas contempladas de acordo com o edital do Ministério da Saúde.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, destacou que não houve nenhuma perda para população, pois os profissionais que estão chegando são capacitados e vão atuar com a mesma habilidade dos médicos cubanos.

“É importante ressaltar que o nosso Município se sensibilizou com a população, então ampliamos a carga horária de alguns médicos e fizemos alguns remanejamentos nas Unidades Básicas de Saúde para que a população não fique desassistida”, completou o coordenador.

Os novos médicos passarão por capacitação e avaliação. Terão supervisão por médicos do Ministério da Saúde que virão até Caxias e junto às UBSs avaliam o trabalho dos novos profissionais e a estrutura das unidades de saúde.

A senhora Maria da Paixão, moradora do bairro Volta Redonda, falou sobre a chegada dos profissionais que estão substituindo os cubanos.

“Os cubanos eram bons médicos, mas eu acredito que agora vai melhorar ainda mais. O atendimento continua funcionando normalmente para o que eu preciso”, destacou.

A saída dos cubanos se deu após o rompimento do acordo da cooperação técnica entre Cuba e a Organização Pan-Americana de Saúde. Os médicos têm até o dia 14 de dezembro para se apresentarem no Município, com previsão do início das atividades já no dia 17 deste mês, sendo que quatro deles já se apresentaram.

Palavras chaves: ,