Os moradores do Residencial Vila Paraíso, que participam do Curso de Confeiteiro, já estão colocando a mão na massa, literalmente.

É a parte prática do curso que ensina como cada um deles pode gerar renda, aprendendo a fazer uma variedade de bolos.  Embora já saiba fazer algumas delícias, este é o primeiro curso que Maria Rita faz na vida.

“É o primeiro curso na minha vida, é o primeiro de muitos cursos que quero fazer. Essa é uma oportunidade para me aprimorar”, diz Maria Rita, moradora do Residencial Vila Paraíso.

Napoleão Santos, que desconhecia as técnicas para fazer bolos, já percebe muitas oportunidades no horizonte depois de adquirir os conhecimentos no curso.

“Como eu tenho o sonho de abrir minha lanchonete, está sendo uma chave. Algumas coisas que eu queria fazer, aqui eu estou aprendendo. Essa capacitação ajuda muito.  Muitos tiveram a oportunidade, mas não aproveitaram, então é uma boa oportunidade, é gratuito e com certificado”, lembra Napoleão Santos, morador do Residencial Vila Paraíso.

O Curso de Confeiteiro tem 200h e é divido em aulas teorias e práticas.

Para Rose Mendonça, que já é boleira e veio buscar um aperfeiçoamento, o curso apresenta muitas possibilidades.

“Estou fazendo para aprimorar mais algumas técnicas que eu não sei. Fazendo o curso, a gente aprende mais coisas para melhorar para a clientela”, frisa.

“A cada dia eu vou aumentando o grau de dificuldade do curso, até que chegue ao término e eles estejam capacitados, fazendo toda as partes do processo”, destaca Sheylysbald Carvalho, professor.

O Curso de Confeiteiro faz parte do Planejamento de Desenvolvimento Sócio Territorial, ministrado onde existe o Programa Minha Casa Minha Vida. O curso é uma parceria entre o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento do Município.

“Essa parceria vem ofertando esses cursos para a comunidade. Então são vários cursos, tem esse de confeiteiro, doces e salgados, assistente administrativo, bombeiro hidráulico e outros”, lembra Janaina Andrade, assistente social do PDST.

No próximo dia 14 de janeiro, tem início o Curso de Corte e Costura. Ainda se encontram abertas as inscrições para os seguintes cursos: Doces e Salgados, Bombeiro Hidráulico e Padeiro. Lembrando que estas oportunidades são para os moradores do Residencial Vila Paraíso.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: