Centenas de pessoas participaram nesse domingo (13) das festividades que abriram oficialmente o Festejo de São Sebastião em Caxias.

A árvore retirada tem 23,5 metros de altura. O momento foi de manutenção de uma tradição que remonta 139 anos.

Mas a movimentação de pessoas que passaram praticamente a manhã inteira na Área de Proteção Ambiental (APA) do Inhamum traz também alguns desafios para quem deseja manter o meio ambiente preservado.

Muitas garrafas pet, latinhas, copos e garrafas acabaram sendo descartados no local por algumas pessoas. Os órgãos envolvidos na organização agradecem os esforços das pessoas que a cada ano levam sacos plásticos para acondicionar o lixo produzido, que depois é recolhido para deixar o local limpo.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil recolheram o que ainda restou do material descartado no chão durante a retirada do Mastro de São Sebastião, garantindo e mantendo os compromissos firmados junto aos demais órgãos que também estabeleceram a parceria para que tudo fosse mantido na mais perfeita tranquilidade, para que a festa de São Sebastião fosse coroada com total harmonia.

Dentre os órgãos que estiveram envolvidos na parceria que tornou possível a tranquilidade da retirada do Mastro de São Sebastião, estão: Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião, Prefeitura de Caxias (por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Secretaria Municipal Adjunta de Transportes e Secretaria Municipal Adjunta de Segurança), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e IBAMA.

Palavras chaves: