A concentração foi na Praça do Pantheon, onde as mulheres fizeram as inscrições para a 3ª edição da Minimaratona da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres.

A maioria das participantes já fazem parte do Programa Mulheres em Movimento (PMM), que assiste em diversos polos das zonas urbana e rural mais de 2 mil mulheres.

“Eu participei ano passado. Faço atividade física, mas eu gosto é da dança, zumba”, disse Ivone Garrido Moreira, aposentada.

“Essa maratona é um incentivo para as mulheres. Eu já sou atleta, já corro e estou aqui para participar”, revela Ana Paula, atleta.

“Estou no PMM há 7 meses por recomendação médica. O médico estava com a razão, já perdi 15 quilos. Essa Minimaratona só contribui com minha saúde”, explica Rosenilde dos Santos, participante do PMM.

“A Minimaratona abre o calendário das aulas do PMM, que está em 19 polos na zona urbana e 4 na zona rural”, disse Jhony Welson, coordenador do PMM.

A largada foi em frente à Câmara Municipal, depois das 08h da manhã desse domingo (20). A prova foi rápida até a Feirinha da Gente. Em aproximadamente 5 minutos, as mulheres já estavam chegando à Igreja de São Benedito. Na categoria profissional, a vencedora foi Ana Paula; já na categoria amador, Patrícia Bonfim foi a melhor. A premiação às vencedoras foi realizada no palco da Feirinha da Gente, onde todas participaram de um Aulão Branco, alusivo à Campanha Janeiro Branco, da Secretaria Municipal de Saúde, que visa o cuidado à Saúde Mental.

“Até que o percurso foi bem pouco. Fui só para praticar e consegui”, disse Patrícia Bonfim, vencedora da categoria amadora.

“Na minha categoria, deu pra chegar na frente. Tenho mais resistência do que velocidade. Se tivesse mais 10 km na frente, eu correria”, disse Ana Paula vencedora da categoria profissional.

“A Secretaria da Mulher realiza a Minimaratona há três anos e a Secretaria de Saúde realiza o Janeiro Branco há dois anos. Todos os tipos de violência causam danos à Saúde Mental, então não tem como não fazer um trabalho conjunto. A partir desta segunda-feira, vamos invadir todos os espaços públicos e privados abordando as pessoas acerca da importância de cuidar da mente”, lembra Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

“É uma parceria. A gente procura trabalhar não apenas a saúde física das nossas mulheres, mas também a saúde mental, pois muitas mulheres que cometem suicídio, uma boa porcentagem, é relacionada à violência contra a mulher”, explica Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Acompanhe na reportagem:

Palavras chaves: ,