Coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE) da Educação e Saúde reuniram-se no auditório do Colégio Antônio Rodrigues Bayma para programarem as ações a serem desenvolvidas em 2019.

Também estiveram presentes ao encontro gestores escolares, Agentes Comunitários de Saúde e demais coordenadores de ambas as pastas.

Na oportunidade, dúvidas foram esclarecidas e estratégias foram discutidas para prevenir adoecimentos através de orientações, acompanhamento de profissionais especializados e ações preventivas.

“Uma novidade é a inclusão do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, que é o NASF, com profissionais que vão atuar dentro das escolas para orientar e esclarecer dúvidas referentes à saúde”, destacou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

“É de grande valia essa ação conjunta que tem a pretensão de suprir as necessidades de determinadas escolas em diversos sentidos, assim como apoiar as comunidades carentes com apoio psicológico, aplicação de vacinas, atendimento oftalmológico e outros”, acredita Patrícia Santana, gestora adjunta.

Para Amanda Serejo, coordenadora do PSE Saúde, essas ações ajudam no combate a possíveis doenças.

“Esse encontro vem com a finalidade de ajustar melhor o ano de 2019 para nos adequarmos às necessidades das comunidades com apoio das gestões escolares. A aquisição de profissionais da saúde vem fortificar nossas atividades para esse ano”, completou a coordenadora do PSE Saúde.

“Nossa pretensão é trabalharmos juntos para conseguirmos suprir as demandas que tivemos em 2018. Esse ano, conseguimos, além de engajamento maior das coordenações, outras bases de apoio, como psicólogos, dentistas e enfermeiros formando uma equipe melhor estruturada”, reforçou Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

A secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) para realização das ações nas escolas.

“Essa parceria já existia, mas de forma superficial, e agora veio com mais estrutura e com programação alinhada entre o setor educacional e coordenações de saúde, objetivando supri as necessidades percebidas nas escolas e trabalhar de forma preventiva para que os resultados a serem obtidos sejam de maior relevância e mais eficazes”, enfatizou.

Palavras chaves: