O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias realizou nesta quinta-feira (24), importantes trabalhos de manutenção que irão garantir mais eficiência para o tratamento de água realizado na Estação de Tratamento (ETA) localizada no bairro Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias.

A primeira atividade consistiu na reforma do decantador 04. “Nivelamos o último decantador da estação que irá melhorar a etapa do tratamento da água que é responsável pela retenção dos flocos em suspensão, evitando assim, que mais sedimentos cheguem aos filtros”, explicou o coordenador de Produção e Qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro.

De acordo com o coordenador, foi realizada também uma manutenção preventiva na subestação de energia elétrica da ETA. “Esse trabalho vai auxiliar nos casos em que ocorrer oscilação na qualidade da energia fornecida ou descarga atmosférica, as proteções atuem corretamente a fim de evitar queima dos transformadores e motores; atrapalhando o funcionamento da estação e interrompendo, assim, o abastecimento de água para a população”, acrescenta o coordenador.

Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, “esses trabalhos são importantes para garantir o funcionamento eficiente da estação de tratamento da Volta Redonda, em todas as épocas do ano, principalmente no período chuvoso em que a água do rio apresenta uma turbidez elevada, ou seja, com muitos sólidos em suspensão”.

Durante as atividades, o fornecimento de água foi interrompido nos seguintes bairros: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Refinaria, Centro, Seriema, Vila São José, São Francisco e Baixinha.

Os trabalhos  já foram concluídos. A rede será pressurizada e, de forma gradativa, será normalizado o abastecimento de água, iniciando pela parte mais baixa e finalizando na parte mais alta da cidade.

Palavras chaves: ,