Por meio da Rede de Atenção Psicossocial, a Campanha Janeiro Branco, de prevenção à saúde mental, traz este ano o tema: “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”.

O dia D da Campanha foi realizado com funcionários do SAMU. Na abertura, um momento religioso com o psicólogo e ministro da palavra Luís Fernando, que também é coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

“A fé é fundamental na nossa vida e ajuda a vencer conflitos. O SAMU desempenha uma tarefa tão importante e precisa desse cuidado com o aspecto físico e mental. Mobilizar as pessoas sobre o cuidado com a saúde mental é o nosso objetivo”, explicou o coordenador.

O psicólogo Antônio Soares ministrou uma palestra sobre saúde mental.

“A importância da prevenção à saúde mental no dia a dia foi o que abordei aqui; não percebemos que podemos adoecer por ansiedade, angustias e outras situações que podem levar a problemas graves, então é importante que os trabalhadores tenham essa prevenção”, alertou o psicólogo.

Cleide Cruz, assistente social do SAMU, lembrou que na rotina de trabalho eles desenvolvem atividades cuidando de vidas. “Essa palestra veio em bom momento para começarmos bem o nosso ano”, completou.

“Nós trabalhamos com saúde e, para se promover saúde, precisamos estar bem, então nos preocupamos com a saúde dos nossos servidores. Precisamos dessa orientação, pois todos nós temos problemas, e é com esse intuito que a equipe do psicólogo Luís Fernando trouxe esse evento”, enfatizou Rita Paz, diretora do SAMU Regional Caxias.

 

Palavras chaves: ,