A campanha Janeiro Branco encerrou com palestra do psicólogo Luís Fernando abordando o tema: “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, além de outras atividades realizadas junto a policiais militares no auditório do 2º BPM em Caxias.

Participaram profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Na ocasião, foi anunciado um trabalho direcionado aos policiais dentro do quartel com atendimentos psicológicos, levando em conta adoecimentos mentais que podem acometer estes trabalhadores devido às atividades que executam. Também estiveram presentes representantes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Catulé.

Os profissionais da segurança pública participaram de uma sessão de alongamento e exercícios físicos conduzidos por uma profissional do CAPS III.

Foram distribuídos folders informativos sobre a saúde mental e levantado debates sobre a temática. O coordenador do CEREST, Eliel dos Santos, e sua equipe participaram levando informações e esclarecimentos sobre a saúde do trabalhador.

O médico e tenente Guilherme lembrou que o tema deve ser tratado no ambiente militar. “Como médico, vejo a importância de trazer a equipe do CAPS para fazer essa parceria e trabalhar a saúde mental do policial militar”.

Segundo o capitão Kardec, a saúde mental está ligada à qualidade de vida física e social do indivíduo.

“A atividade policial é bastante estressante, pois nós tratamos com pessoas das mais diversas personalidades, sendo assim, o policial precisa desse equilíbrio psicológico para desenvolver o seu trabalho”, acredita.

“Pensamos esse trabalho aqui porque o policial lida com conflitos, então resolvemos trazer essa palestra com o objetivo de levantar uma reflexão a cada um deles. Hoje é o encerramento, mas nosso objetivo é trabalhar de janeiro a janeiro, então o ano inteiro teremos ações voltadas para o tema”, informou o psicólogo Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

Esta é a segunda edição da campanha Janeiro Branco em Caxias, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Rede de Atenção Psicossocial. O trabalho foi levado às praças, órgãos públicos, trabalhadores da saúde e segurança pública.

Palavras chaves: ,