A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) aderiu ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Campo em 2018, com intuito de fomentar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na zona rural.

Ao ser formada a Coordenação do ProJovem Campo, houve uma reunião na SEMECT para convocar professores que pudessem atuar nessa modalidade de ensino e que foram aprovados através de análise do curriculum vitae documentado, que foi divulgado em chamada pública do Programa no Edital nº 001/2018 pela Prefeitura Municipal de Caxias.

O Curso de Formação do ProJovem Campo – Saberes da Terra, aconteceu nos dias 19,20 e 22 de outubro de 2018. Nos dias 01 e 04 de fevereiro de 2019, foi realizada a segunda etapa com os formadores Raimundo Junior e Silvana Sales.

O objetivo dessa formação é garantir a avaliação permanente do processo pedagógico, a socialização das experiências vivenciadas pelas turmas e a elaboração do planejamento das atividades do curso.

Essa formação conta com 12 professores desse Programa na zona rural. Os professores mostraram trabalhos e fizeram uma breve simulação de como atuar em sala de aula para atrair os alunos com suas metodologias de ensino.

“A qualificação está sendo muito boa, ela vai permitir que nosso trabalho possa ter mais qualidade e é mais uma oportunidade para os alunos da zona rural”, acredita Silvio Silva, professor de Ciências Agrarias do povoado Cabeceira de São Pedro.

“Precisamos desse apoio da SEMECT, através dos coordenadores do ProJovem Campo, porque nós temos oportunidade de tirar dúvidas, de nos capacitar mais para podermos estar qualificados na sala de aula”, destaca Inara de Souza Barros, professora.

A Coordenação composta por Silvana Sales e Gilberto Medeiros pretende expandir e melhorar o ensino nas regiões longínquas da zona rural.

“É a segunda etapa do curso de formação do ProJovem Campo. Aqui estamos falando sobre alguns assuntos pertinentes como componente curricular para que eles possam se capacitar para começar a desenvolver seus projetos de pesquisa”, disse Gilberto Medeiros.

Palavras chaves: ,