O Hospital Geral Municipal Gentil Filho dispõe de 06 salas de cirurgia, 06 leitos de UTI, 18 leitos ortopédicos masculino e 16 leitos ortopédicos feminino. A unidade de saúde se destaca na resolutividade de procedimentos cirúrgicos, principalmente ortopédicos.

“Recebemos muitos pacientes vítimas de traumas automobilísticos, vítimas de agressões e acidentes de trabalho. São traumas de membro inferior, fratura de tornozelo, tíbia, femo. Nós temos uma equipe diversificada de ortopedistas especialistas e com isso conseguimos ter uma boa resolução”, explica Daniel Modesto, médico ortopedista.

O Hospital Geral conta com uma grande equipe de profissionais.  “Principalmente ortopedia, temos médicos de várias especialidades. São 89 técnicos de enfermagem e 24 enfermeiros, profissionais que se dedicam 24 horas por dia”, reforça Idenilde Oliveira, coordenadora de enfermagem.

São realizados diversos procedimentos, como cirurgia de histerectomia, miomectomia, urológica, ginecológica, nariz e garganta e cirurgia geral. Em janeiro foram realizadas 138 cirurgias eletivas e no mês de fevereiro foram 87 até o dia 21.

A senhora Cleonice acompanha a filha Maria Clara, que passou por cirurgia de apendicite. “Minha filha foi atendida na UPA e encaminhada para o Hospital Geral. Foi cirurgia de emergência, ela fez aqui e já está muito bem. Deu tudo certo”.

O HGM recebe pacientes de Caxias e cidades da região de saúde. Além disso, realiza exames de ecocardiograma e internações de clínica médica.

Ciro Cavalcante, médico do HGM, lembrou que na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o paciente fica em média de 12 a 24 horas e que a retaguarda é o Hospital Geral.

“Paciente com infarto, AVC, pneumonia, por exemplo, fica em média de 12 a 24 horas na UPA e até retaguarda fica no Hospital Geral. Aqui seguimos com os cuidados em pacientes politraumatizados e é feita uma abordagem cirúrgica complexa”, completou.

 

 

 

 

 

Palavras chaves: