Nesse domingo (17) a Feirinha da Gente recebeu em sua parte artística cultural a apresentação do humorista caxiense Magno Lanza, o grupo de dança Ballare e a banda Harmonia.

O grupo Ballare foi formado em 2017 e tem aproximadamente 20 pessoas, sendo alunos e professores que também compõem o Centro da Juventude do Bairro Ponte. Além de atuação nas redes sociais, onde eles divulgam o trabalho, a Feirinha da Gente também é uma das vitrines.

“Nós vimos a necessidade de levarmos os nossos alunos além do que a Assistência Social permitia no Centro da Juventude do Bairro Ponte, até para divulgar o trabalho”, explica Bruna Lamar, professora de dança.

Joabe Rocha, escritor caxiense, apresentou a obra: “Escritos em Migalhas – o sexo feminino em busca da educação formal e de espaços na literatura no Maranhão oitocentista”, fruto da monografia dele no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA). O estudo destaca a contribuição literária de Maria Firmina dos Reis, sendo a primeira mulher a publicar um romance feminino no Brasil, chamado “Úrsula”. Outra escritora abordada no livro é Laura Rosa, que nasceu em São Luís, mas que teve grande atuação em Caxias. Laura Rosa foi a primeira mulher a ocupar um lugar na Academia Maranhense de Letras em 1943.

A Feirinha da Gente também é lugar de exposição e comercialização do artesanato caxiense e também de produtos da agricultura familiar, que neste domingo também esteve recheada de produtos que já estão no final da safra. A agricultora Maria Sousa da Costa, do povoado Caxirimbu, falou sobre a produção trazida a cada início de semana aos caxienses da zona urbana, uma vez que todos os produtos são fresquinhos e naturais, em qualquer período do ano.

“Eu trago feijão, abóbora, vinagreira, ata, puba fresca, meloí de cheiro, macaúba. A gente sempre tenta trazer novidade. No período do inverno a gente planta, chove e a gente colhe, mas no verão a gente tem que irrigar por conta”, disse dona Diana Maria Sousa da Costa, do povoado Caxirimbú.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: