A concentração foi na Praça Vespasiano Ramos, no Centro de Caxias, onde as mulheres que integram programas sociais, do poder público e da sociedade civil organizada, discursaram em defesa dos direitos da mulher.

“Isso para dar visibilidade à mulher caxiense. Os movimentos sociais e a Secretaria da Mulher, juntamente com o Conselho, estão nessa luta de construção de políticas sociais para as mulheres, para que elas ocupem os seus espaços”, disse Taciana Cardoso, geógrafa.

“Depois do PMM as mulheres saíram mais de casa e estão melhorando sua saúde. Estamos aí lutando e melhorando cada vez mais”, lembra Janaina Samara, integrante do Programa Mulheres em Movimento (PMM).

Organizada pelo Conselho de Direitos da Mulher, a Marcha Mulher, Movimento e Vida, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a Prefeitura Municipal de Caxias, também se manifestou contra a atual proposta da reforma da previdência e contra a violência sofrida pelas mulheres.

A Marcha está na 9ª edição e tem também um papel político de esclarecimento das mulheres sobre seus direitos e como conquistar espaços de poder e decisão.

“Ensina a mulher sobre os seus direitos. Estamos aqui para nos empoderar e conquistar os nossos direitos”, afirmou Josimar da Silva, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde.

“Esse momento nos fortalece a cada dia. Nós temos que reivindicar os nossos direitos. Os governos têm que nos proteger e temos direitos de ser reconhecidas”, lembra Cleonice Conceição, integrante do PMM.

“A gente precisa trabalhar e educar as nossas meninas para se sentirem empoderadas, para que no futuro possam viver uma vida digna sem violência”, lembra Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres lembrou dos desafios diários pelas conquistas de direitos e garantiu que ainda neste semestre a cidade de Caxias deve ganhar a Patrulha Maria da Penha, sendo mais um mecanismo de proteção a todas as mulheres vítimas de violência.

“Estamos reunidas para lutarmos juntas a favor dos nossos direitos. Nós temos um dever e um papel importante em nossa sociedade. Eu estive em São Luís recentemente com a coronel Augusta e a secretária de Estado, onde firmamos uma parceria e vamos viabilizar para Caxias uma Patrulha Maria da Penha ainda nesse primeiro semestre”, explicou Aureamélia Soares.

Depois de caminharem pelo Centro Histórico de Caxias até o Centro de Cultura, as atividades foram encerradas com um Aulão.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: