A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), lança este mês uma ação que tem por objetivo contribuir com uma cidade mais limpa. A atividade prevê a conscientização da população e multa para quem for pego depositando lixo em locais irregulares.

“Nós queremos conscientizar as pessoas a não jogar lixo nas ruas e em outros pontos da cidade, diminuindo assim a quantidade de sujeira espalhada pelos bairros. Nós já temos aqui uma coleta sistemática de recolhimento de lixo em torno de 85% das ruas, então não se justifica tal ação”, afirma o secretário de limpeza José Cláudio.

A atividade de conscientização também se estenderá às escolas, onde as crianças devem ser informadas sobre como manter a cidade limpa.

A Prefeitura ainda dispõe de um número para denúncias, a fim de que todos possam colaborar com esse serviço. Quem flagrar, por exemplo, motoristas jogando lixo pela janela do veículo pode registrar a foto, colocando o dia, horário e local, bem como a placa do carro e enviar para o contato (99) 9 8148 3860. A atitude é considerada infração média, passível de multa no valor de R$ 130,16, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

A campanha também será lançada nas mídias, anunciando que uma cidade limpa tem mais saúde, beleza e alegria, além de contribuir com o meio ambiente, já que o lixo depositado de maneira irregular nas vias públicas pode contaminar águas, animais e causar sérios problemas quando é queimado.

Vale ressaltar que a limpeza da cidade é realizada periodicamente, por meio da coleta do lixo domiciliar, capina, varrição e recolhimento de entulhos. São ao todo 270 pessoas que se distribuem nos bairros para realização dos serviços. Aos finais de semana também são realizados mutirões, onde um bairro é beneficiado.

Palavras chaves: