A solenidade de abertura da 10ª edição da Conferência Municipal de Saúde de Caxias aconteceu na última quarta-feira (3) em uma casa de eventos na Avenida Senador Clodomir Cardoso, no Bairro Cangalheiro, e contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada, autoridades públicas e população em geral.

Realizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  a conferência tem o objetivo de debater o financiamento adequado do SUS, além de discutir a consolidação dos princípios do sistema de saúde.

“A luta é aqui, nós é que temos que ir lá reclamar e reivindicar nossa necessidade” pontuou César Furtado, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

O prefeito de Caxias destacou os avanços de sua gestão na área da saúde e ressaltou a importância dos debates em prol da melhoria da saúde pública. Segundo o gestor, não dá pra se governar sozinho, sendo necessário ouvir as demandas da sociedade.

“Nós temos feito milagre pra atender os 180 mil habitantes de Caxias e mais a população dos 52 municípios que fazem parte da nossa região. Precisamos, acima de tudo, do apoio do governo do estado e federal para que juntos possamos encontrar soluções, para dar uma saúde cada vez melhor”, afirmou Fábio Gentil, prefeito da cidade.

A conferência serve também para aprofundar os debates sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar o temido retrocesso nos direitos sociais sobre o setor da saúde.

“A temática é justamente pra chamar a atenção, mostrar os problemas que são mostrados nos dias de hoje e buscar soluções para dar um ganho positivo na saúde como um todo”, ressaltou Paulo Marinho Junior, vice-prefeito de Caxias.

“Quero agradecer a presença de todas as pessoas envolvidas na preparação desta conferência, pois este conselho tem contribuído de forma decisiva para que a gente desenvolva um bom trabalho”, disse Socorro Melo, secretária municipal de saúde.

Na ocasião, foram escolhidos 12 delegados que vão representar Caxias na Conferência Estadual, que acontece em junho na capital São Luís e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai ocorrer em Brasília, em agosto de 2019.

Veja mais fotos:

Acompanhe na reportagem: