Uma das grandes obras que Caxias já recebeu completou um ano de inauguração este mês. O Mirante da Balaiada é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, situado em local estratégico no Morro do Alecrim, e valoriza o monumento símbolo da Guerra da Balaiada, as ruínas do Quartel, que representam o movimento revolucionário ocorrido em Caxias no século XIX.

O local, além de ser o ponto turístico mais elevado da cidade, também concentra área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação e quiosques para a comercialização do artesanato local, Casa de Leitura e Biblioteca, minizoológico, córrego artificial e serviço de internet gratuito para os visitantes.

O espaço conta também com o Memorial da Balaiada, que foi reformado à época da inauguração do Mirante e abriga uma sala de exposição permanente com um acervo eclético de caráter histórico, mobiliário de época e materiais encontrados durante as prospecções arqueológicas realizadas no local.

O Memorial, que recebia uma média de visitantes que variava entre 17 e 18 mil pessoas por ano, fechou 2018 com mais de 70 mil visitantes após a inauguração do Mirante.

Com a construção do Mirante, também foi recuperada a Praça Duque de Caxias, logradouro público que fica em frente ao Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA). O local recebeu novo piso, luminárias, bancos e arborização.

Para o secretário de infraestrutura Murilo Novais, o Memorial foi “uma obra fantástica, sonhada por um caxiense, Fábio Gentil, e colocada no papel por caxienses, os engenheiros. A população foi quem saiu ganhando”, destaca.

“Uma obra dessa valoriza a população e os turistas. Gostei muito do Mirante, o prefeito está de parabéns”, disse Francisco Costa, caxiense.

Praça Dom Luís Marelim

Outra obra que merece destaque em Caxias é a Praça Dom Luís Marelim, mais conhecida como Praça da Chapada. Reinaugurada em dezembro de 2017, o local é hoje um dos mais belos logradouros públicos do estado do Maranhão.

Com um investimento que ultrapassou os R$ 2 milhões e 800 mil reais, a Praça da Chapada conta hoje com sete playgrounds; fonte luminosa musical e interativa; 11 aparelhos de academia; 13 lixeiras seletivas; refletores em cada árvore plantada; 32 bancos; internet gratuita; 44 luminárias em LED; busto de Dom Luís Marelim e 02 quiosques.

O entorno da Praça Dom Luís Marelim também foi todo asfaltado, sendo feitos apenas alguns acabamentos. Do lado de fora do logradouro público, a população contou ainda com novo sistema de semáforos; 02 paradas de ônibus; 02 pontos para mototáxi e pontos de táxi e cooperativa de carros.

A população também aprovou a obra. “Tá linda demais a Praça, estou muito encantada”, diz Maria de Fátima, dona de casa.

Palavras chaves: ,