O curso de Modelagem Básica teve duração de 60h. Dona Sara Maria veio todos os dias do bairro Volta Redonda ao bairro Cangalheiro, onde fica instalado o Centro de Corte e Costura “Mãe Joana”. O mesmo fez Valiene Sousa, que vem do bairro José Castro. Elas estão orgulhosas, pois as roupas nas quais estão vestidas foram produzidas por elas mesmas.

“Foi muito importante pegar nas máquinas que a gente não tinha pego, a energia. Eu amei o curso e se fosse mais prolongado era melhor ainda. Eu ainda não posso comprar uma máquina, mas hoje se uma amiga me chamar eu posso ajudar a confeccionar roupas”, disse Valiene Sousa, aluna do curso de modelagem.

“Eu sempre tive vontade de aprender, mas não tinha me interessado. Como agora eu estou sem fazer nada, eu resolvi fazer para aprender alguma coisa. Hoje estou orgulhosa porque a peça que eu vou desfilar foi eu quem produziu”, ressalta a aluna Sara Maria.

Um desfile com as peças produzidas pelas novas costureiras vestindo as próprias produções ganhou a passarela sob o aplauso de uma plateia, composta por familiares e integrantes da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

“A modelagem consiste em transferir o modelo para o papel e do papel para o tecido. Este curso é básico, mas elas conseguem aprender direitinho. Elas entram sem saber nada, depois com os aprendizados elas conseguem produzir. Todas desfilaram com as peças produzidas por elas mesmas”, disse Rosa Oliveira, instrutora do curso.

Coube à Maricleia Lima, em seu relato de experiência, dizer o quanto o curso vai contribuir com a vida profissional de cada uma das mulheres assistidas. Ela ainda leu o poema “Costureira”, de Carlos Alberto Pio. “Foi um aprendizado importante para levar para a vida. Eu não sabia nada e estou saindo com um leque de informações muito grande, muita técnica, muita teoria e prática”, ressaltou.

O curso teve duração de dois meses, sendo dividido em teoria e prática. O objetivo foi ajudar a inseri-las no mercado de trabalho.

“O que nós vimos aqui foi que elas desfilaram com roupas produzidas por elas mesmas. Quero parabenizar as costureiras, a dona Rosa e Eliete, porque este é um dos eixos, para que possamos empoderar as nossas mulheres. Quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil por oportunizar que este momento seja realizado”, lembra Aureamélia Soares, secretária municipal de políticas para as mulheres.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: