Na manhã de quarta-feira (17), os alunos do Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira participaram de uma avaliação desempenho. A prova foi aplicada com o objetivo de investir na educação desde a base, com o objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas municipais e do Colégio Militar.

O aluno Carlos Henrique, de 12 anos, estuda o 7° ano no Colégio Militar 2 de Julho e falou da sua pretensão para a próxima prova. “Estarei me preparando ainda mais para na próxima avaliação, para que eu possa ser o melhor”, disse o aluno.

A professora e coordenadora Maria Edna, do Setor Memória e Cultura da SEMECT, destacou a importância da avaliação. “Esse é um momento de respaldar o investimento feito na Educação Infantil, conhecendo assim a aprendizagem de cada aluno e percebendo seu conhecimento, para assim termos uma ferramenta avaliativa através dessa atividade”, destacou Edna.

“Nessa avaliação, passamos a certificar os alunos de cada turma com primeiro, segundo e terceiro lugar, para reconhecer os alunos que mais se esforçaram na questão acadêmica, e isso é uma maneira de incentivar e mostrar a preocupação com o aprendizado do aluno, buscando aliar a disciplina, ordem e aprendizado”, lembra Tenente Araújo, Comandante do Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira.

A Secretária Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) já havia realizado nos dias 04 e 05 de abril uma avaliação diagnóstica do Ensino Infantil 2, para as crianças que têm 5 anos. A atividade quis saber como está o letramento dos alunos para entender como eles estão buscando compreender a leitura.

Algumas crianças do Centro de Educação Infantil Aluzío Lobo falarem sobre a realização das provas. “Eu vou fazer agora uma avaliação de português, não sei quanto vou tirar, mas quero tirar dez”, disse Maria Emília, de 5 anos.

“Eu gosto de estudar e vou tirar nota dez, hoje a prova é de português, que conta a historinha do ‘Patinho Feio’, e eu estou preparado”, explicou Rian Carlo, de 5 anos.

A SEMECT aplicou as provas em todos os centros de educação infantil para fazer o diagnóstico pedagógico, que serviu como uma forma de sondar os resultados obtidos com os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal na compra de livros didáticos para a educação infantil do município.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,