O aluno Vinícius Vieira recebeu a primeira Identidade Estudantil Municipal das mãos do prefeito Fábio Gentil e da secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Ana Célia Damasceno uma inovação no país, que será levada a mais de 39 mil alunos da Rede Municipal de Educação pela Prefeitura Municipal de Caxias.

“Eu vou usar em filmes, em ônibus que eu costumo ir pro centro da cidade. Eu achei bom porque tem muita gente que diz que vem pra escola e não vem, então a carteira vai ajudar”, diz o estudante.

O documento integra informações dos alunos, dos pais, do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, pode ser utilizada como meia-entrada no cinema e posteriormente em eventos, e os pais vão saber por meio do celular se a criança está ou não na escola.

“A carteira vai trazer as informações do aluno. Eu gosto de cinema e aí vai ser mais barato”, lembra Ana Clara, estudante.

“Hoje a gente quase não usa o laboratório de informática, então agora a gente vai usar”, frisa Geicimara dos Santos, estudante.

Também foi lançado o projeto Informática na Escola, que na escola Antônio Rodrigues Bayma terá como tema “Informática na Escola – aprendendo, pesquisando  e interagindo”, que visa reativar as salas de informática como ferramenta pedagógica.

“A gente sabe que a tecnologia está no auge, então a gente está alertando para o fato de os alunos estarem utilizando o WhatsApp, mas nós vamos utilizar o computador como ferramenta pedagógica. Então, nós vamos utilizar na formatação de um documento, seguindo as normas”, explica Raimundo Corrêa, gestor da escola Antônio Rodrigues Bayma.

“Com a carteirinha o aluno vai poder assistir o cinema mais barato, mas a carteira é uma identidade, onde o aluno tem o tipo sanguíneo, se ele tem algum problema de saúde, informações do SUS e o controle da frequência escolar do aluno. Em breve a carteirinha vai chegar aos servidores públicos e, com isso, vai servir como ponto eletrônico. O projeto de informática visa ativar os laboratórios, estamos começando pelo Bayma, mas vamos expandir para outras escolas”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Os laboratórios serão essenciais na educação de cada criança. Já a Identidade Estudantil não é mais um documento, é uma forma de fazer com que os pais participem de uma forma efetiva da educação de seus filhos. Através dessa carteirinha os pais vão saber se a criança está ou não na escola e toda a vida educacional do filho, acompanhando as notas. Nós estamos focados em melhorar a educação de Caxias em todos os níveis”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: