Caxias foi sede por dois dias do Seminário Regionalização para Adesão dos Municípios ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável, que por tabela também quer reduzir o sobrepeso da população e a obesidade. A mobilização para adesão foi feita pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES) e reuniu municípios da região no Centro de Treinamento João Paulo II, no Morro do Alecrim. O objetivo é articular políticas, órgãos, entidades e esforços para a promoção da alimentação saudável. Caxias foi a última cidade polo a receber o Seminário, que passou pelas cidades de Santa Inês, Imperatriz e Chapadinha.

“Caxias fez a adesão ao SISAN e tem avançado na Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Nós estamos aqui para sensibilizar os municípios para adesão ao Pacto Nacional que é uma iniciativa da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e nós, enquanto Secretaria de Estado e do Desenvolvimento Social, temos dentro da secretaria a presidência da CAISAN Estadual e aqui a nível de município a presidência está na Secretaria Municipal de Assistência Social, então este evento é uma realização deste evento, que compõe o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Nosso objetivo é enfrentar a obesidade e a má alimentação para evitar problemas de saúde na população”, explicou Valdinê Milhomen, gestora de projetos da SEDES.

“O primeiro passo é sensibilizar o município da importância da Segurança Alimentar e da importância de ampliar a disponibilidade de alimentos, diminuir a quantidade de agrotóxicos e trabalhar a educação alimentar e nutricional do município. O governo federal liberou mais de 80 agrotóxicos, mas o governo do estado está indo contra isso, porque nós estamos trabalhando para a redução dos agrotóxicos”, lembra Edilene Sampaio, gestora de projetos da CAISAN-MA.

No evento onde mais de 20 municípios foram convidados, Caxias foi o único município da região que aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a constituir a CAISAN, que reúne todas as secretarias municipais que tenham a ver com a promoção da saúde da população.

“A CAISAN foi constituída em 2017, onde nós elaboramos o Plano Municipal de Segurança Alimentar, que Caxias não tinha, já está pronto e vai para a Câmara Municipal para ser votado. Se você tem interesse em desenvolver o município tem que ter a CAISAN e o SISAN pra que esteja normatizado. É importante que os municípios da região constituam os seus órgãos. Quando nós apresentamos ao prefeito Fábio Gentil a proposta, ele prontamente aceitou e hoje nós estamos com a possibilidade da instalação de um Restaurante Popular em Caxias”, disse Profº Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Nós realizamos vários encontros aqui em Caxias, onde a gente buscou uma forma de lutar e buscar a melhor alimentação para os caxienses, de forma que isso trouxesse renda para o município. Esse momento de pacto é muito importante para Caxias e é bom saber que Caxias está aderindo”, disse Kamila Sousa, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

“O nosso município ainda não aderiu, mas pretende aderir a essa ação do CONSEA. Estamos aqui pra adquirir mais conhecimento e trazer para o município essa nova abordagem. Alimentação Saudável é super importante e o que a gente está ouvindo aqui é que as secretarias podem se juntar para colocar em prática”, disse Juliana do Vale, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Codó.

O Pacto Nacional para a Alimentação Saudável é uma iniciativa da CAISAN do Governo Federal e visa incentivar a produção e consumo de alimentos saudáveis, mas para isso é importante que todos os municípios estejam adequados e dispostos a aderir ao pacto, que beneficia diretamente a população.

“A importância do fórum maranhense de segurança alimentar é trazer a discussão para o âmbito formal pra que seja devolvida em forma de política e projetos e programas e equipamentos, que resolva aquele problema na sociedade. Essa é a importância, canalizar a discussão”, acredita Kurt Clajus, representante do Fórum Estadual de Segurança Alimentar.

“Nós vamos continuar educando as pessoas, mobilizando as pessoas, mesmo diante da liberação de agrotóxicos pelo Governo Federal, porque esses venenos que foram liberados ninguém mais usa. O que a gente quer é diminuir esse índice de veneno nos alimentos para que as gerações futuras não adoeçam. Então, nossa intenção é incentivar a produção de alimentos saudáveis”, lembra Concita da Pindoba, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: