Na manhã dessa quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECT), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), disponibilizou a vacinação contra a Influenza a professores e funcionários da educação na sala de reunião da secretaria.

O objetivo é garantir a prevenção com o vírus da gripe a cada profissional da educação. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 10 e segue até 31 de maio.

Receberam as doses da vacina professores e funcionários envolvidos com o setor, bem como as grávidas que estiveram presentes tiveram a oportunidade. Além dos professores, também fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; idosos; portadores de doenças crônicas; trabalhadores da saúde e da segurança pública.

A vacinação contra a Influenza está disponível em todas as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto na zona urbana, quanto na zona rural. A meta do município de Caxias é imunizar mais de 44 mil caxienses. Em todo o país a meta é chegar aos 59 milhões de brasileiros.

O intuito é conseguir até o final da campanha bater a meta nacional, com números relacionados aos professores, como explica a coordenadora do PSE Educação, Joselma Lopes.

“Neste ano, direcionamos a vacinação por setores e, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, conseguimos promover ao setor educacional a prevenção contra a Influenza. O movimento na SEMECT foi intenso, houve uma mobilização para conseguirmos um maior número de professores vacinados”, disse a coordenadora.

Na SEMECT, o atendimento nesta quarta foi até às 16h, o que facilitou para os gestores e professores, como relata a gestora Givanilde Francisca Pereira da U.I.M. Jacira Gonçalves Vila Nova.

“Essa campanha é muito válida e a ação da SEMECT é de suma importância, pois é uma forma de proteger o profissional da educação, assim, vem respaldar e facilitar para os educadores essa prevenção”, falou a diretora.

Amanda Serejo, coordenadora do PSE/Saúde, fala da parceria com a SEMECT. “Essa é uma parceria que pretendemos através dela conseguir vacinar o maior numero de educadores e profissionais envolvidos com a educação”, explicou.

Compareceu ao setor da SEMECT a diretora do Hospital Gentil Filho, Rosário Gentil Rosa, que também aproveitou para se imunizar. “Aproveitei a oportunidade, e já vim tomar minha vacina contra a influenza, o que veio a facilitar em relação a tempo e saúde”, disse.

A secretária de Educação, Profª. Ana Célia Damasceno, destacou a importância da ação oferecida aos profissionais da educação. “Aqui na SEMECT oportunizamos aos professores um atendimento personalizado, pois aqui temos um setor voltado à saúde do professor, que é o PSE Educação, assim solicitamos a coordenadora do PSE para essa ação na SEMECT”, explicou a secretária.