Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), do Governo do Estado e do Governo Federal, o município vai desenvolver após alguns anos o Programa do Leite.

A previsão é que 6.000 litros por semana sejam adquiridos e distribuídos para a população mais carentes e programas sociais.

“A princípio era de seis meses, mas estão fazendo um aditivo para que seja até 2020, então a ideia é começar em julho de 2019 até julho de 2020. Nós vamos receber 1.000 e desse total 600 litros vão para as comunidades carentes, para famílias carentes, e 400 vão para os programas sociais e para alguns órgãos”, explicou Profº Chiquinho, secretário municipal da SMADS.

O esforço da SMADS já vem acontecendo desde junho de 2018, quando vieram a Caxias o Coordenador Estadual do Programa do Leite da Secretaria Estadual de Assistência Social, João Batista, e a Assistente Social e assessora Ducilene França para tratar sobre a estruturação do programa em Caxias.

“O programa adquire o produto do pequeno produtor e distribui às famílias com perfil do Bolsa Família e para as entidades da Assistência Social. Nós efetuamos o pagamento quinzenalmente para uma associação responsável que repassa aos produtores. O programa tem dois objetivos básicos, o econômico, adquirindo o leite do produtor, e o benefício das famílias do Cadastro Único”, destaca o coordenador estadual.

O Programa do Leite já está sendo desenvolvido no Estado há quase 10 anos e atende 37 municípios. O cadastro das famílias beneficiadas é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além da estruturação de um posto de atendimento às famílias.

“É feito o levantamento de famílias com perfil do Bolsa Família e também das que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional. Será estruturado um posto de atendimento com freezer, que vai funcionar como uma central de distribuição, onde as famílias vão se dirigir com a carteira de beneficiário até o posto para receber o leite nos dias de entrega definidos pela própria coordenação do posto que o município vai formar”, explicou Ducilene França.

“Nós criamos um centro de distribuição, que vai funcionar em frente à Secretaria de Assistência Social, mas nós vamos ter também polos, distribuídos em cinco bairros de Caxias. O programa é importante porque o dinheiro circula e também tem a questão social, onde vamos estar fornecendo para algumas instituições como o Lar da Divina Providência, creches que temos parcerias, aos CRAS e uma parte do leite será distribuído para as famílias carentes”, frisa o Prof. Chiquinho.