O Mirante da Balaiada foi o local escolhido para o lançamento da Semana do Meio Ambiente. Representantes dos órgãos públicos municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Serviço Autônomo de Água e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil estiveram presentes. A Semana do Meio Ambiente é celebrada em Caxias de 03 a 07 de junho.

“O SAAE, além de abastecer a cidade, a gente trabalha a conscientização dentro das escolas. Recebemos alunos, sempre tentando levar a conscientização para os caxienses”, disse Edson Mauro, representante do SAAE.

“Mais do que uma necessidade, é uma questão de consciência preservarmos o Meio Ambiente. É importante que cada criança, adolescente, adulto, idoso, de cada cidadão, possa contribuir com a preservação do Meio Ambiente. Precisamos preservar e conservar o que temos agora para as futuras gerações”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Dia do Meio Ambiente são todos os dias. Nós somos uma parte do Meio Ambiente, então se a gente não cuida, vai sobrar para cada um de nós. Cuidar da água, cuidar do solo, cuidar da qualidade do ar, isso tudo resulta em melhoria da qualidade de vida da população. A preservação do Meio Ambiente em Caxias é um esforço da administração municipal do prefeito Fábio Gentil”, afirma Pedro Marinho, secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Alunas da escola Raimundo Nunes, no bairro Mutirão, ainda fizeram uma apresentação, onde alertam sobre os cuidados com o planeta.

O prefeito de Caxias também prestigiou a solenidade que marca uma semana de palestras, visitas guiadas, blitze educativas, trilhas ecológicas, distribuição de sementes e plantação de mudas, dentre outras ações que aproximem a sociedade das ações de preservação do Rio Itapecuru e seus afluentes, além da compreensão de que somos o próprio Meio Ambiente.

“A prefeitura de Caxias está imbuída do propósito de preservar o Meio Ambiente. Uma semana é muito pouco para demonstrarmos o quanto devemos cuidar do Meio Ambiente. A nossa vida depende do que nós somos capazes de preservar. Nós tínhamos um Rio Itapecuru navegável e hoje ele está agonizando, mas nós precisamos fazer a nossa parte, revitalizando, limpando os seus afluentes, porque Caxias depende do rio, assim como outras cidades do Estado”, lembrou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

As ações da Semana do Meio Ambiente já passaram também pelo bairro Baixinha, com a limpeza e arborização do Riacho São José, além de Blitz Ecológica no semáforo da Prefeitura de Caxias. Até o dia 07 de junho, outras ações vão acontecer.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,