O povoado Quilombo no 1º distrito de Caxias, na divisa com o município de Matões, recebeu a 1ª Caravana Social nesse sábado (08). Pessoas de diversas comunidades participaram da ação social que visa permitir o acesso das pessoas a serviços básicos de saúde e sociais, com o apoio da Prefeitura de Caxias.

“Eu vim só medir minha pressão”, destaca Maria da Conceição, do povoado São Bartolomeu.

“Eu consultei com o médico, medi minha pressão e ver outros serviços”, diz dona Feliz Bela, Quilombo.

“Eu vim consultar minha filha, porque ela está gripada. É um serviço muito importante para nós”, disse Cláudia Morais, do povoado Quilombo.

“Quando se fala em saúde, é sempre importante os atendimentos”, lembra Antônia Marques, moradora.

A ação contou com o apoio de lideranças comunitárias de Caxias e Matões, que pretendem aproximar o poder público da comunidade.

“Nós vemos a necessidade de trabalhar com esses profissionais aqui na comunidade, trazendo esses serviços. Essa caravana é a primeira que nós estamos realizando, e a ideia é mostrar os serviços. Eu agradeço ao nosso prefeito Fábio Gentil por disponibilizar os profissionais para que pudessem assistir a nossa população”, agradeceu Rosilda Gonçalves, Assistente Social, organização do evento.

“Para nós que estamos organizando esse evento é muito importante. Ele é parte dentro de Caxias e parte dentro de Matões. Nós conseguimos com o apoio dos voluntários trazer dentistas, enfermeiros e, na parte da tarde, tivemos a entrega de brindes para as mães”, lembrou Gabriel Tenório, organização do evento, de Matões.

A prefeitura de Caxias esteve no local, com serviços de saúde, como atendimento médico e odontológico; social e preventivo por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; serviços de advocacia, dentre outros.

“Estamos trazendo uma diversidade de atendimentos: citologia, testes rápidos, orientações odontológicas, e tem alguns serviços de secretarias para a comunidade. A importância é facilitar o acesso das pessoas”, destaca Andreia Almeida, enfermeira.

“Nós estamos aqui para orientar a população sobre a previdência social e outros serviços”, reforçou Raimunda da Silva, advogada.

“Às vezes a pessoa sabe escovar o dente, mas não sabe corretamente. É um povoado muito carente e a população só tende a ganhar com esses serviços”, lembra Paula Ramos, dentista.

No final do evento as mães da comunidade foram premiadas com vários presentes.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: