A cidade de Caxias sedia o IV Encontro Regional de Educação, na região dos Cocais, que está sendo realizado no auditório do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA). O encontro teve início dia 12 e segue até dia 14 de junho, promovendo palestras, apresentação de resoluções e discussão sobre o significado e a importância do credenciamento de processo de autorização e reconhecimento de cursos.

Sobre a temática: “Soma esforços, multiplica sonhos. Para uma educação de qualidade”, o encontro é promovido pelo Ministério Público do Estado do Maranhão e teve a participação do Procurador Geral de Justiça, Dr. Luiz Gonzaga Martins, que falou sobre a importância desse encontro para região.

“Caxias hoje sedia um encontro de grande importância para todo o Maranhão. Para discutir exatamente a temática da educação, um tema extremamente desafiador para todos nós, pois, ainda que pese todos os esforços, ainda ostentamos um IDEB muito baixo e nós precisamos mudar isso, e Caxias tem feito um esforço muito grande para mudar essa realidade. Nós precisamos discutir na forma horizontal, todos os gestores estaduais, municipais, o Conselho Estadual de Educação que está hoje sediado na cidade de Caxias, para fazer a visita in loco em todas as escolas para podermos fazer um diagnóstico e apontarmos os caminhos, pois entendemos que a educação é o início e a salvação de todos, só ela liberta e transforma”, destacou o Procurador Geral de Justiça.

A Secretária de Educação de Caxias, Profa. Msc. Ana Célia Damasceno, aproveitou o ensejo para demonstrar as realizações e falou sobre as perspectivas e pretensão de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Caxias.

“Nós estamos somando esforços, multiplicando sonhos, como o próprio MPE está dizendo, mas, principalmente aqui no município de Caxias, o prefeito Fábio Gentil tem melhorado a estrutura das escolas, reformando, construindo e ampliando a rede de possibilidades, quando compramos livros infantis, investindo na base, promovendo formação continuada para todos os professores e todo o pessoal que trabalha na educação. O nosso intuito é melhorar os índices educacionais na cidade de Caxias”, ressaltou a secretária.

O prefeito Fábio Gentil esteve presente no evento e falou da verdadeira significância do envolvimento do Ministério Público nessa temática.

“Esse encontro é um marco para nós e as forças juntas como um foco, que é denominado nesse Encontro Regional de Educação, onde todos querem discutir para a melhor forma de melhorar os índices de Caxias e do nosso estado. Nós estamos procurando investir no que for necessário para melhorar a educação de Caxias, investimos em material didático para educação infantil, fortificando a base escolar, fizemos um bom trabalho na busca ativa para recuperar alunos que tinham abandonado a escola, aumentando consideravelmente o número de alunos, estamos criando o IDEB municipal, estamos criando o ProUni municipal para aquele jovem que sonha ter um curso superior, mas não tem condições para tal. Nós entendemos que a educação é ainda o único caminho para termos um futuro melhor”, afirmou Fábio Gentil.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,