O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias está presente no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que segue até hoje (19), no Centro de Convenções de Natal (RN). Participam do evento o diretor de engenharia, Reinaldo Ferreira; os coordenadores de produção e qualidade, Edson Mauro e de engenharia, José Antônio Pereira e o químico Milton José Rios.

Promovido a cada dois anos de forma itinerante pelo Brasil, o congresso reúne profissionais do setor, de empresas públicas e privadas, acadêmicos, estudantes e especialistas internacionais, e tem o objetivo de promover a integração do setor do saneamento com a população e de conscientização sobre as questões ambientais que impactam a vida das pessoas.

Para o coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro, é uma grande oportunidade acompanhar tantas ideias inovadoras e de consumo consciente.

“Tivemos a oportunidade também de visitar as obras de construção da estação de tratamento de esgoto do bairro Petrópolis, em Natal (RN), que tem a capacidade de tratar cerca de 1000 litros/segundo de esgoto para melhorar o saneamento da capital, que possuiu apenas 12% de tratamento de esgoto. Com essa obra e mais outra em andamento, Natal vai passar a tratar cerca de 80% dos esgotos da cidade. E dentro da ETE está sendo construída uma estação de tratamento de água para extrair fósforo do esgoto domiciliar. Experiências inovadoras que engrandecem e inspiram o nosso trabalho no SAAE Caxias”, explica.

O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.

Uma das novidades deste ano é o Espaço Água, desenvolvido em uma área de 3.000 m² onde funcionam as estações de tratamento de água (ETAs) e tratamento de esgoto (ETEs) e coleta de resíduos. O espaço aborda também o processo de despoluição dos rios e os impactos positivos para as cidades e suas populações.

O Espaço Água terá ainda um fórum de discussões para a sociedade, com uma arena aberta a ONGs, líderes comunitários e outros grupos sociais para debates de temas do saneamento e da água de seus municípios e bairros.

Feira Internacional

O congresso acontece simultaneamente com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina.

A Fitabes reúne as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,