O São João que a Gente Quer 2019 começou com animação total nessa sexta-feira (21). A estrutura especial montada no Parque da Cidade, com espaço para exposição de fotografias históricas de Caxias e uma linda Vila Junina, encantou o grande público presente.

Dentre as várias atrações da noite que fazem parte do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas estilizadas, foram apresentadas: Flor de Mandacaru (Açailândia), Saia Rasgada (São José dos Basílios), Os Garapas (Bacabal), Renascer do Sertão (Codó) e Zé da Roça (Caxias), que competiram dentro do Festival Maranhense de Quadrilhas Juninas, promovido pela Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão, e com todo apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Caxias. A primeira quadrilha a se apresentar foi a Flor de Mandacaru, que comemora 10 anos de fundação.

Para celebrar, a junina escolheu o tema “Festa do Divino Espírito Santo”, que representa a festividade cristã que sobrevive por séculos através dos fiéis. Beto Alves, produtor do espetáculo, comemora a trajetória bem-sucedida do grupo. “Ano passado conseguimos viajar para Mossoró (RN) para representar o estado. Este ano é a segunda vez que a gente vem pra Caxias, ano passado ficamos em segundo lugar. Agora, decidimos falar especificamente sobre a Festa do Divino de Alcântara. Fomos até lá, fizemos pesquisa e tentamos trazer um pouco da festa para os arraiais”, afirmou.

As amigas Eunice Leal e Wilma Santos foram juntas curtir o São João no Parque da Cidade. “Como não somos daqui, podemos conhecer mais sobre Caxias na Vila Junina. Sou de Senador Alexandre Costa e moro aqui há quatro anos. Pretendo vir nos outros dias”, disse Wilma.

Depois das apresentações de quadrilhas, Rafael Barone e Júnior Vianna cantaram e animaram no palco principal. “Terra abençoada por Deus, coisa boa voltar a Caxias. No repertório não pode faltar as músicas consagradas e nem podem faltar as músicas novas”, frisou Júnior Vianna.

Rafael Barone falou da grande quantidade de pessoas que vibraram no show de abertura. “É inexplicável essa multidão que nos acompanhou. É uma responsabilidade muito grande. A emoção é fora do comum, já participei de outros eventos aqui, mas hoje foi fora do normal”, comemorou.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, abriu oficialmente a 3ª edição do São João que a Gente Quer, destacando a valorização da cultura maranhense e como Caxias hoje é a referência da cultura no estado. “Caxias hoje é palco da escolha das quadrilhas juninas do Maranhão. Isso é demonstração de respeito, de compromisso com nossa cidade. Quero declarar aberto o São João de 2019 e esperamos que tudo dê certo. É sempre a mais esperada. A rica cultura de Caxias e do Maranhão é o que está proposto pra se apresentar aqui nessa estrutura trabalhada com carinho e com amor. Isso é uma demonstração do compromisso que a prefeitura tem com todos os caxienses. Que possamos continuar juntos nesses 10 dias e que esse São João possa ser exemplo pra todo o estado”, disse o prefeito.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,