A 3ª noite do São João que a Gente Quer começou cedo às 19h com as apresentações das quadrilhas juninas estilizadas, pois Caxias foi sede do Maranhão Junino. Teve as apresentações das Bacanas Civilizados (Coelho Neto); Asa Branca (Pedreiras); Asa Branca do Sertão (Codó); Explode Coração (Duque Bacelar) e Sai de Baixo (Caxias), que foram prestigiadas por um grande público.

Logo depois, subiram ao palco principal Albert Abrantes da capital, São Luís, trazendo o melhor da cultura do Maranhão, mas também uma mistura de ritmos, e a cantora Taty Girl, com muito forró aos espectadores.

“O arraial está muito organizado, estou retornando à cidade depois de 10 anos. Nós trouxemos um repertório do período junino que eu já sou acostumado a fazer. Parabéns, Caxias, por essa festa maravilhosa”, disse Albert Abrantes, cantor maranhense.

O São João que a Gente Quer 2019 conta com uma série de inovações que permitem uma interação dos visitantes com a nossa cultura. Uma Vila Junina foi montada (cidade cenográfica), onde traz a presença de atores da cidade, que simulam momentos da cidade de Caxias, tanto dos anos 70, quanto dos anos 80 do século XX. Fotos históricas da cidade de Caxias fazem o visitante promover uma viagem por meio da memória fotográfica.

“A gente tem algumas coisas curiosas, a gente tem as grades, e muitas pessoas entram para tirar fotos presas. E, além disso, a gente simula que está fazendo um boletim de ocorrência com os visitantes, com máquina de escrever, remontando os tempos em que não tínhamos computador”, disse André Ribeiro, ator que representa o Delegado.

“Quando as pessoas chegam a gente faz o casamento e se a pessoa quiser casar de brincadeira a gente também faz. Aqui nós estamos com a representação da Igreja Catedral”, diz Marcelo Augusto, ator que representa o Padre.

Ao lado do tablado das apresentações tem também o Expresso do Forró, com um grupo de Forró Pé de Serra, que anima as pessoas nos intervalos entre as apresentações. Além disso, uma variedade em comidas típicas do período junino também é encontrada, tanto junto aos barraqueiros, quanto aos isoposeiros que também levam produtos para serem comercializados. Um parque de diversão também leva alegria à criançada.

“Eu achei uma ideia muito boa colocar todas essas atrações juntas, com isso a gente tem opções”, disse Poliana Costa, caxiense.

Serviços de saúde e segurança também estão disponíveis, graças a uma parceria entre da Prefeitura Municipal de Caxias, com diversos órgãos: Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de segurança particular, dando uma sensação de segurança maior aos caxienses e turistas.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres está com a campanha: “Acorda Maria Bonita”, e distribui panfletos explicativos com orientações a todas as mulheres.

“Nosso objetivo é a prevenção, a fim de promover um São João seguro e sem violência para todas as mulheres”, disse Aureamélia Soares, secretária de Políticas para as Mulheres.

Nessa segunda-feira (24) tem mais uma grande programação no Parque da Cidade, confira:

• Quadrilha os Pimentinhas
  • Reisado Encanto da Terra