Nessa segunda-feira (24), na 4ª noite do São João de Caxias, o tablado do Parque da Cidade recebeu a magia do Boi Encanto de Caxias, que levou o tema: Nos tempos do Bumba Boi, com 39 integrantes e 22 anos de história. Antes dessa apresentação, também se apresentaram a quadrilha os Pimentinhas, Reisado Encanto da Terra, Grupo de Capoeira Balanço da Ginga e Dança do Lilia.

“Eu defendo essa cultura porque é a nossa identidade. Acho que nós, por termos orgulho de sermos maranhenses, temos que defender o Bumba Meu Boi. Todos os anos a gente tenta se superar e trazer algo de melhor para o nosso público, afinal de contas é tudo pra vocês”, diz Bruna Lamar, índia guerreira do Boi Encanto de Caxias.

“Esse esforço, essas roupas são das nossas oficinas. Hoje nós temos produtores culturais dentro de uma mão de obra de montar um boi. O Bumba Boi é Patrimônio Cultural da Humanidade, então é importante e devemos valorizar”, lembra Paizinha, presidente da Companhia de Dança Encanto de Caxias.

“Essa é a nossa cultura. Nós temos muitas manifestações artísticas e culturais no município. Trouxemos as juninas e agora a essência da cultura maranhense que é o Bumba Boi”, destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Mais uma vez o público se fez presente e acompanhou as atrações na Vila Junina.

“Eu vim assistir a minha sobrinha que está participando e veio dançar. Esta é a primeira vez que eu assisto o Bumba Boi”, disse Edilene Duarte, espectadora.

“Eu estou achando maravilhoso o São João e estou me divertindo horrores”, frisa Ariele Rodrigues, espectadora.

Além das atrações no telão, instalado no Palco Principal, estão sendo expostos os projetos que a Prefeitura Municipal vai executar e que está executando em Caxias. Um deles é a Praça da Bíblia e um segundo, que é mostrado no telão, é a maquete do complexo esportivo, no qual vai se tornar o Parque da Cidade até o final de 2019, com a reestruturação do Parque.

“A cultura caxiense é muito rica, nós temos que mostrar o que nós temos de melhor. Mas não podemos deixar de trabalhar. Ali ao fundo nós estamos mostrando o projeto da Praça da Bíblia pra todos os eventos religiosos. Nós também estamos apresentando o maior complexo esportivo do interior do Maranhão, são 12 mil metros de área construída; vamos entregar um grandioso hospital, escolas, a nova rodoviária, são dezenas de obras. Poucas prefeituras do Brasil conseguem manter a folha em dia, pagar o Décimo Terceiro e ainda realizar obras”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A noite foi fechada com as atrações Lampião e Maria Bonita.

“Nós agradecemos a participação no Parque da Cidade, o nosso projeto Lampião e Maria Bonita está sendo apresentado aos caxienses. A gente pretende continuar com esse projeto”, diz Chico Beleza, cantor caxiense (Lampião).

“É um prazer participar do São João de Caxias, e nesse projeto estou aqui pra somar junto com o Chico”, diz Alê Carvalho, cantora caxiense (Maria Bonita).

Também se apresentou a Vaqueirinha Karol Bezerra, encerrando a 4ª noite do São João que a Gente Quer.

“Eu sempre gostei de vaquejada e está sendo muito bom cantar. Eu tive uma participação aqui no São João com o Junior Viana, e hoje na nossa participação estou muito feliz”, disse Karol Bezerra, cantora.

Nesta terça-feira (25), a animação junina no Parque da Cidade continua com as seguintes atrações:

– Quadrilha Caipira Mirim “Cycwpyra”

– Quadrilha Caipira Adulta “Casa Tampa”

– Quadrilha Caipira Adulta “Os 100 Futuro do Sertão”

– Bumba Meu Boi “Riso da Mocidade” (Timon)

– Quadrilha Caipira Adulta “Explosão Junina”

– Banda Os Tropikais

– Banda Forró no Grau do Brasil