Na mesa estão os facilitadores do programa Mais Educação que trabalham com bandas de músicas e fanfarras das escolas municipais. A reunião com a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, foi para dar um passo a mais. A criação de uma Banda Marcial da Educação, que será uma Banda para a cidade de Caxias. Todos estão entusiasmados.

“É um sonho de muitos anos que está se alavancando agora. A ideia é montar uma banda Marcial com ex-alunos e professores e pessoas da comunidade. Eu já toquei em bandas fora daqui e pensamos ‘porque não em Caxias?’. Caxias que é berço de música, de poetas, e estamos trabalhando para colocar em prática. A secretária já abraçou a ideia. Vamos lá, todos juntos, que é um marco para Caxias”, disse Neto Carvalho, coordenador de Bandas e Fanfarras do Município.

“Com esse projeto, vamos resgatar os nossos alunos, bem como a comunidade e os próprios facilitadores. Com certeza vai agregar muito para a música caxiense. A reunião foi muito boa”, lembra Giovani Filho, facilitador do programa Mais Educação.

A proposta de criação da Banda Marcial tem o objetivo de colher os frutos plantados durante o Programa Mais Educação, que tem prazo de validade. O projeto da Banda Marcial é absorver os alunos que mais se destacam no projeto, criando alternativas de valorização da música e de quem faz música em Caxias.

“Nós estamos fazendo um projeto pensando que Caxias quer escutar uma boa música. Esse objetivo vai transcender, porque a música coloca humanidade nas pessoas, e esse projeto só tem a acrescentar para Caxias”, diz Moisés Azevedo, professor de Música.

“É uma banda que vai contemplar vários ritmos. O sonho é fazer com que nossos jovens e estudantes possam gostar cada vez mais de tocar e da música. Nossos alunos podem apresentar um trabalho de qualidade, é um trabalho inovador e Caxias tende a ganhar com a nossa Banda Marcial em Caxias”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Palavras chaves: ,