Na manhã dessa sexta-feira (05), aconteceu a mostra científica do CEC IEMA Caxias, promovido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), localizado no Centro de Cultura. O horário de apresentação e visita foi das 08h00 às 17h00. Com o intuito de acompanhar trabalhos de alunos da Rede Municipal de Educação de Caxias, a secretária de Educação, Profª. Msc. Ana Célia Damasceno, participou do evento acompanhando os trabalhos expostos e falou com alunos e pais de alunos presentes.

A mostra científica do CEC IEMA Caxias foi muito bem frequentada por alunos da Rede Pública Municipal, que apresentaram diversos trabalhos e mostraram que estão conseguindo desenvolver suas capacidades através do ensino proposto pelas escolas.

A proposta é implantar condições e oportunidades para o desenvolvimento dos seus potenciais, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas de cada escola. Um número expressivo de alunos foi percebido por quem visitou e acompanhou os trabalhos dos alunos de diversas escolas municipais de Caxias.

A aluna Nayane Gabriele (11 anos), da escola José Castro, falou sobre a mostra.

“A nossa escola está apresentando um projeto do desenvolvimento de uma área científica bem ampla, porque a gente não conhecia nada, e com esse Clubinho podemos chegar no ensino médio, com conhecimento mais aprofundado. E acredito que nossas escolas só têm a ganhar com uma mostra científica como essa”, explicou Nayane.

Para o professor de Robótica Diego Assunção, esses trabalhos são muito importantes.

“Esse momento é muito importante, pois os alunos têm oportunidade de mostrar aos pais, aos amigos e a todos que vêm acompanhar e participar de uma mostra tão rica em trabalhos desenvolvidos pelos próprios aluno, onde podemos perceber diversos tipos de trabalhos desenvolvidos. O IEMA desenvolve esse tipo de trabalho destinados a estudantes do ensino fundamental. Ressaltamos ainda que no grupo de 100 jovens que fazem do sexto ao nono ano, somente 76 concluem, portanto, precisamos investir mais em evento como esses,” disse o professor.

Ana Paula Araújo Pereira, Assessora de Educação Científica do IEMA, veio para a primeira a mostra do ano para avaliar o nível dos trabalhos.

“Essa é a primeira mostra de 2019 e é o terceiro ano. Esses alunos são oriundos das escolas municipais de Caxias, o Centro de Educação Científica de Caxias é único do Brasil, e
esse projeto é de grande importância pois ele proporciona aos alunos toda a noção do que é ciência. Nós temos uma preocupação de atrair o aluno para ciência, para o conhecimento, e esse é o objetivo que a gente pretende alcançar porque assim sabemos que realizamos um trabalho voltado para educação na área técnica científica”, disse Ana Paula.

A Secretária de Educação participou ativamente do evento falando com alunos e perguntando sobre os seus anseios.

“Quando os alunos estão expondo os trabalhos, verificamos o quanto estamos no caminho certo. Hoje na SEMECT temos setores especializados em Robótica e queremos investir em projetos científicos. Percebemos o quanto trabalhos como esses são bem elaborados, avaliamos esses alunos e seus interesses e percebemos na alegria dos pais que estamos no caminho certo”, ressaltou a secretária.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,