O encerramento de um curso do Programa “Mulher que Constrói”, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, desenvolvido em parceria com a Secretaria Adjunta de Urbanismo de Caxias, foi na Praça Dom Luís Marelim, que recebeu duas mesas de jogos com bancos de concreto, que foram trabalhadas em ladrilhos. Os profissionais Anisvaldo Nascimento e Lúcia Dias contribuíram diretamente no ensino das técnicas às participantes.

“Eu gostei muito de ajudar as meninas, de ajudar a nossa cidade e o nosso prefeito”, disse Anisvaldo Nascimento, mestre de obras e serralheiro.

“Foi feita a estrutura de cimento, e em cima fizemos a estrutura de mosaico, na realidade trabalhamos com uma técnica onde trabalhamos com fragmentos de azulejos, a gente cria o desenho e aplicamos na base de cimento”, explica Lúcia Dias, mosaicista.

Ao todo, participaram do Curso de Mobiliários Urbanos um grupo de 16 mulheres, que é composto tanto por assistidas da secretaria, quanto de mulheres ligadas a cursos universitários que despertaram para a oportunidade. Durante a solenidade de encerramento, todas receberam certificado.

“A gente pôde confeccionar mesas com concreto armado, e a gente participou de tudo. Aprendemos como o mosaico é montado e como se trabalha o concreto, e é uma ampla margem que a construção civil permite”, disse Élida Ramalho, estudante de Arquitetura e Urbanismo.

“O que me chamou atenção no curso é que trabalha com móveis pra decorar a nossa cidade para deixar cada vez mais linda. Eu adorei participar, e que venham mais cursos”, disse Gesa Nascimento, assistida da Secretaria da Mulher.

As mesas de jogos foram instaladas tanto na Praça Dom Luís Marelim, quanto na Praça dos 3 Corações. O projeto embeleza as praças que foram e estão sendo revitalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“Fizemos algo inovador que foi colocar a mulher na Construção Civil. E as mulheres mostraram que conseguem. Esse curso deve continuar, e estamos pensando em fazer outras turmas, tanto com novas pessoas, quanto com as que já fizeram o curso”, disse Gentil Neto, secretário adjunto de Urbanismo.

“Iniciamos pela Praça Dom Luís Marelim para as pessoas que gostam dominó e dama. Nesse primeiro momento, em parceria com Secretaria de Urbanismo e da nossa artesã com o Mosaico, nós vimos como essas peças ficaram muito bonitas. O momento é de felicidade e alegria em poder proporcionar mais um curso para que possamos empoderar as mulheres de Caxias”, lembrou Aureamélia Soares, secretária de Políticas para as Mulheres.

“A administração do prefeito Fábio Gentil está dando total ênfase aos equipamentos urbanos da cidade. E nada melhor do que aproveitar essa magnífica ideia do Programa Mulher que Constrói fazendo com que as mulheres ponham a mão na massa”, destacou Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: