A reunião foi no auditório da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Estiveram presentes representantes da Unidade Regional e da Secretaria Municipal de Saúde, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), por meio da coordenação do Programa de Doenças Nervosas, além da Chefia do Departamento Estadual de Zoonoses. O objetivo foi avaliar que estratégias adotar diante da identificação da presença do vírus da Raiva em uma raposa, que foi abatida por moradores no povoado Centro do Lenir no 1º Distrito de Caxias e que teve o cérebro retirado para análise, pelos profissionais da UVZ, após o ataque de uma raposa a uma mulher e a animais domésticos na comunidade rural. O exame para diagnóstico de Raiva foi feito no laboratório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“Nossa equipe já esteve no local realizando um trabalho preventivo, estivemos nos meios de comunicação informando a população, e agora está confirmado que a raposa é portadora do vírus da Raiva, algo que nos preocupa e que o fiscal da AGED já está nos dizendo que vamos montar uma equipe e fazer as parcerias com estado e municípios que estão com aparições de raposas para que a gente possa fazer um excelente trabalho”, disse Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

O ataque da raposa foi no dia 20 de junho, mas, de lá para cá, 3 raposas foram abatidas e os moradores já avistaram 8 raposas com comportamento atípico nos povoados Centro do Lenir, Ingá e Porção. Geralmente, a raposa tem hábitos noturnos, no entanto, os ataques foram realizados durante o dia. Os profissionais da UVZ de Caxias já procederam à vacinação dos moradores da comunidade e animais domésticos e iniciaram um trabalho educativo junto à comunidade. Por orientação do fiscal da AGED Eric Takashi, uma equipe será criada e treinada para tratar sobre o assunto no município, fazer a captura de morcegos e realizar outras ações preventivas.

“A gente vai fazer uma visita in loco para saber se os ataques continuam, se parou, se tem outros tipos de agressões para que a gente possa traçar uma estratégia para poder controlar esse foco. A raposa tem hábito noturno e os ataques durante o dia nos chamam atenção. Se for possível capturas de raposas e morcegos, tudo isso será feito para controlar”, diz Eric Takashi, fiscal estadual agropecuário da AGED.

No período de 5 a 31 de agosto será realizada a Campanha Nacional contra o Vírus da Raiva. Mas diante da possibilidade de circulação do vírus na comunidade Centro do Lenir e povoados adjacentes, a campanha será antecipada nesses locais.

“Raposa não tem comportamento agressivo, e as agressões nos chamaram atenção. Nós vamos tomar medidas para controlar o ambiente por meio da vacinação das pessoas e animais para evitar que o vírus se espalhe. Nós viemos com essa intenção para que Caxias antecipe a Campanha de Vacinação onde houveram as agressões”, afirma Zulmira Batista, chefe do Departamento de Zoonoses do Estado.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,