Mais de 200 famílias do povoado Nazaré do Bruno, no 2º Distrito de Caxias, não precisarão mais se deslocar até à sede administrativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no centro da cidade, para solicitar serviços de saneamento e abastecimento de água. O povoado agora conta com um Escritório Administrativo descentralizado. Uma obra da prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) e o SAAE.

A moradora do povoado Nazaré do Bruno, Janaína de Oliveira Lima, falou da felicidade em contar com um local de atendimento do SAAE perto da casa dela.

“Estamos muito felizes, a comunidade está muito feliz com essa conquista. É uma grande obra que irá facilitar ainda mais a nossa vida e, não só as pessoas da nossa comunidade, mas de outros povoados. Irá facilitar pra todos e nós só temos a agradecer ao prefeito e ao vereador Catulé”, disse.

“Essa obra é de grande importância, nós sabemos que água é vida. Esse posto irá atender as nossas necessidades, bem como irá atender a necessidade de povoados adjacentes. Queremos agradecer muito ao nosso prefeito de Caxias, Fábio gentil, ao vereador Catulé. E em nome de outros povoados, nós agradecemos e recebemos essa obra com muita gratidão”, agradeceu a professora Edna Sousa, moradora do povoado Nazaré do Bruno.

A solenidade de entrega do Posto contou com a presença do deputado Zé Gentil; dos secretários estaduais de turismo e da agricultura, Catulé Júnior e Júlio César; da presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA), Loroana Santana; do vereador Catulé e do prefeito de Caxias, Fábio Gentil; servidores do SAAE Caxias e a comunidade.

“Por ser o maior povoado da zona rural de Caxias, ele merece toda a nossa atenção, assim como os outros povoados. Aqui é a capital do 2º Distrito, nós temos muitas demandas e temos que tentar resolvê-las da melhor forma possível. Hoje nós inauguramos uma escola e um posto de atendimento e temos outras obras pra inaugurar que estão em andamento. Na data de hoje, nós transferimos a nossa cidade e a Câmara Municipal de Caxias para esse povoado em respeito a essa população que tanto tem nos atendido e sempre que solicitada está presente. Estamos felizes e também a população local. E nesses 196 anos, o povo tem sido prestigiado e tem recebido presentes”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, vereador Catulé.

A obra do Posto é de 77 m², com salas de atendimento e espera, banheiros, além de uma pracinha. Tudo para garantir mais conforto para a população do povoado Nazaré do Bruno e vizinhança.

“Estamos entregando hoje uma obra de qualidade, uma obra igual ao que nós temos na zona urbana, e não só essa, mas muitas outras obras. Essa é a marca da nossa administração, da administração do prefeito Fábio Gentil. Quantas outras obras já fizemos aqui no CRAS, na Escola Vicente Bruno. Estamos começando o ginásio. Obras que a gente faz e entrega sem nenhum glamour, sem nenhuma inauguração. Porque entregamos obras não apenas no aniversário da cidade, quase toda semana a gente está entregando reformas de obras. Então, é satisfatório estar trabalhando e fazendo parte desse capítulo da história de Caxias”, enfatizou o secretário municipal de Infraestrutura, Murilo Novais.

O diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, explicou quais os serviços serão disponibilizados no novo posto de atendimento na comunidade.

“O SAAE Caxias tem esse compromisso de atender bem a população caxiense. E aqui na zona rural, a população terá acesso a todos os serviços que a gente oferece na zona urbana, como emitir segunda via, fazer negociação, solicitar ligação, desligamento ou religação. Enfim, todos os serviços com muito compromisso porque a população daqui merece”.

Os usuários terão acesso a diversos serviços como alteração de cadastro, solicitação de ligação nova, religação, impressão de segunda via da fatura de água, além de transferência de propriedade.

“Estamos mudando uma página aqui na zona rural. Aqui não está apenas um belo prédio, mas finalmente chega o SAAE para dialogar com todos os nossos clientes de Nazaré do Bruno e de povoados circunvizinhos. Isso traz conforto para a população porque, para resolver uma segunda via ou solicitar uma ligação nova, teria que se deslocar quase 60 km para Caxias e ainda esperar para ser atendido. Com isso nós vamos alcançar a cidade que a gente quer”, ressaltou o diretor de operações do SAAE Caxias, o engenheiro Reinaldo Ferreira.

O posto de atendimento do povoado Nazaré do Bruno vai atender cerca mais de mil e trezentas famílias dos povoados Nazaré do Bruno, Engenho D’água, Morada Nova, Vacas, Batalha, São Martins, Boca da Mata, Vitória e Independência.

Além da sede administrativa do SAAE em Nazaré do Bruno, a prefeitura de Caxias entregou 6 Sistemas de Abastecimento de Água, durante maratona de inaugurações, em comemoração ao aniversário da Adesão de Caxias à Independência do Brasil.

“São obras de diferentes atuações – na saúde, na educação, na infraestrutura, no saneamento básico. Estamos aqui entregando essa grande obra que é um posto de atendimento, na zona rural de Caxias. São poucas cidades, neste país, que tem um posto de atendimento na zona rural. Aqui, a mais de 70 km da sede da cidade, o povo terá as condições de pedir uma religação, de trabalhar a sua água. De ser respeitado e valorizado, de ser escutado para melhorar o atendimento público. Eu tenho certeza de que essa obra vem num bom momento, uma oportunidade de mostrar o quanto a prefeitura trabalha. Essa obra, um pedido do vereador Catulé, presidente da Câmara de Vereadores, só mostra a parceria importante para continuarmos conduzindo o município e trabalhando juntos, e só quem ganha é a população. Dessa forma, estaremos sempre trabalhando para construir a cidade que a gente quer”, explicou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,