O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, assinou na manhã desta segunda-feira (05) em São Luís, na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, um convênio para a formação e capacitação dos novos guardas municipais e também dos atuais 105 que compõem a corporação. Estiveram presentes no ato de assinatura o secretário estadual de Segurança Pública, Jéferson Portela; subsecretário Saulo de Tarso; comandante geral da Polícia Militar, Cel. Ismael Fonseca; Delegado Geral Leonardo Diniz; comandante do curso da Guarda, Cel. Inaldo Belém, e o secretário municipal de segurança pública, Sargento Mesquita.

“Estamos na Secretaria de Segurança Pública do Estado fechando esse convênio muito importante para nosso município. Os guardas passarão por curso de formação para melhor servir à população caxiense”, informou o Sargento Mesquita.

Com a assinatura do convênio, será possível a capacitação dos 30 profissionais que vão participar do Curso de Formação da Guarda Municipal, que será ministrado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar. Os 30 aprovados no Concurso Público irão assumir suas funções logo que finalizar o curso. Durante o período, os alunos receberão uma bolsa de estudos.

Ao todo, 52 pessoas vão participar do Curso de Formação. No entanto, aqueles que se dispuseram a participar, além dos 30 já pré-estabelecidos, não serão chamados a princípio, mas estarão participando de livre e espontânea vontade, apenas como ouvintes. Todos eles vão assinar um termo indicando a condição de ouvintes.

O Concurso Público da Prefeitura de Caxias ofereceu 30 vagas aos profissionais da Guarda Municipal. Os que participarem na condição de ouvintes que estão classificados no concurso, estão na expectativa de alguma desistência ou da necessidade do poder público em contratar mais profissionais.

O Curso de Formação compreende duas fases, sendo uma teórica e outra prática com duração de 3 meses. Os pretendentes à Guarda Municipal receberam uma cartilha com as normas regulamentadoras do curso, que deve ter duração de 560 horas. No documento estão previstos os direitos e deveres dos profissionais.

“O nosso objetivo é garantir que os profissionais passem por uma capacitação à altura para que estejam preparados para servir bem à nossa população. Nós assinamos convênio tanto para capacitar os novos que estão chegando na Guarda Municipal, quantos os mais de 100 profissionais que já temos. Com isso, nós damos a demonstração de que estamos investindo na segurança do nosso município. Nós agradecemos a parceria com o Governo do Estado”, diz Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.

A Guarda Municipal, que tem sua sede ao lado do Terminal Rodoviário de Caxias Nachor Carvalho, no Bairro Volta Redonda, completou 18 anos de existência em junho deste ano, ocasião em que foi realizado o 1º Seminário de Segurança Pública Municipal do Leste do Maranhão. O evento contou com a participação de profissionais de 10 municípios do Maranhão e também do Ceará.

Palavras chaves: