A secretária municipal de Saúde de Caxias, Dra. Socorro Melo, esteve em São Luís para uma reunião onde foi discutido o repasse financeiro do Ministério da Saúde para o Estado do Maranhão, que ocupa o 4º lugar na pior renda per capita do Brasil.

Para mudar esta realidade, um levantamento está sendo feito a fim de mostrar que os gastos com a saúde no Maranhão são maiores que os recursos repassados pelo Ministério da Saúde.

Uma análise de cada município está sendo feita para verificar a produção geral ambulatorial e hospitalar, referente às consultas, exames, internações e cirurgias. A notificação destes processos pelos municípios também é um ponto importante que está sendo trabalhado, tornando possível a verificação de que os recursos via Ministério da Saúde não estão sendo suficientes para suprir todas as demandas no estado.

Para a secretária Socorro Melo fazer parte desse levantamento é um reconhecimento do trabalho desenvolvido em Caxias. “Me sinto lisonjeada de fazer parte do grupo. A gente percebe que nosso trabalho está sendo reconhecido”, disse.

Pelo seu desempenho e trabalho desenvolvido na atual gestão em Caxias, Dra. Socorro tem sido reconhecida por importantes membros da saúde, tanto em nível estadual quanto em eventos em que se tem a participação de representantes de órgãos de saúde em nível nacional.

Palavras chaves: ,