Segue por todo este  mês de agosto a Campanha de Vacinação contra Raiva Canina e Felina, que visa vacinar cães e gatos contra a Raiva, uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

O coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, pediu às famílias caxienses que recebam os vacinadores, que são os responsáveis pela prevenção da doença.

“Sabemos que esse vírus está circulante na zona rural, na classificação de silvestre, e se não tivermos cuidado, fazendo as pessoas tomarem conhecimento da necessidade da vacinação, teremos o vírus circulando na zona urbana. É importante que as famílias recebam nossos vacinadores, porque são eles a porta de entrada para que o animal e a família estejam bem”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, também reforçou a contribuição da sociedade permitindo que os agentes entrem nas residências e vacinem os animais.

“Pedimos que as pessoas disponibilizem seus animais, porque não é só para o município, mas para as famílias e os animais, pois precisamos ter esse carinho com eles”, reforçou a secretária.

Em 2018, 44.715 animais, entre cães e gatos, foram vacinados, atingindo 98% da meta, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde 80%. O Governo do Estado, por meio da Unidade Regional de Vigilância Epidemiológica, dá suporte na disponibilização das doses da vacina, sendo 45 mil este ano, com base nos dados da população animal vacinada em 2018.

O dia “D” será em 31 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde. Até lá, os agentes de endemias irão em todas as residências, nas zonas urbana e rural, realizando a vacinação.

“É muito importante essa vacinação. A do meu animal está em dia”, disse Aldenise da Silva, moradora do bairro Tamarineiro.

Acompanhe na reportagem:

Palavras chaves: ,