A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) está intensificando em Caxias as ações de combate à Leishmaniose Visceral, conhecida como Calazar. Dentre as ações realizadas, o Núcleo de Educação em Saúde da UVZ fez durante toda a semana capacitações com os Agentes de Combate a Endemias (ACE) sobre a vigilância e controle da doença.

“A ação tem como objetivo intensificar a vigilância e controle da Leishmaniose Visceral no estado. Iniciamos as intervenções com atividades na Semana Nacional de Controle e Combate à doença, e estamos dando continuidade com essa campanha durante todo o mês de agosto, com realização de ações em instituições da rede de saúde e educação”, explica Raydelane Pinto, do Núcleo de Educação em Saúde.

Na ocasião, foram prestadas informações sobre a situação epidemiológica do município, vetor, vigilância canina, manejo ambiental e as atribuições dos ACEs nas ações de vigilância ambiental e sanitária no âmbito do controle da doença.

As ações fazem parte da Campanha Maranhão contra o Calazar, que está sendo realizada em todos os municípios do estado durante todo o mês de agosto, por determinação da Secretaria de Estado da Saúde. Várias outras atividades educativas em saúde também serão desenvolvidas durante a campanha com a parceria do Programa Saúde na Escola em Caxias.

“Estamos fazendo a capacitação dos agentes sobre o controle vetorial da Leishmaniose, como o mosquito se desenvolve, ciclos de transmissão, reservatórios caninos e como se faz para combater de maneira eficiente e ecológica a doença. Os ACEs é que estão nas residências, por isso é importante capacitá-los para que eles informem corretamente as famílias”, destaca Sérgio Henrique, técnico em Entomologia da UVZ Caxias.

Uma das maneiras mais eficientes de prevenir a proliferação do vetor responsável pela doença é o manejo ambiental. “O manejo ambiental é feito evitando deixar lixo no quintal e em terrenos baldios, principalmente matéria orgânica decomposta, que é onde o flebótomo, vetor da doença, se desenvolve, e  limpar adequadamente as pocilgas e galinheiros, que são muito comuns aqui em Caxias.”, reforça Raydelane Pinto.

Veja na reportagem:

 

 

 

Palavras chaves: ,