A concentração foi na Praça Vespasiano Ramos no Centro de Caxias, onde diversas entidades se reuniram no encerramento da Campanha Agosto Lilás, que teve como tema “É briga de marido e mulher, somos todas colheres”. O objetivo foi combater a violência contra as mulheres.

Para Camila Dudement, diretora da Comissão de Direitos Humanos da UJS, “é importante a gente ter uma sociedade conscientizada sobre as violações de direito do corpo da mulher, da voz da mulher, sobre quais são as leis que nos amparam.  É uma sociedade que está atenta, que cobra e que é vigilante”.

“O SENAC é parceiro da Secretaria da Mulher. A gente não poderia deixar de participar de uma causa tão importante quanto essa. Precisamos conscientizar a população sobre o fim da violência contra a mulher. Em briga de marido e mulher, todo mundo mete a colher para salvar vidas”, ressaltou o instrutor do SENAC, Robert Formiga.

Para Paloma Carvalho, aluna do SENAC, “esse é um tema muito importante, pois esses casos de violência só vêm crescendo no país e é algo sério. A gente tem que passar para a população que tem que tirar essa ideia de que em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

“Nós passamos por diversas instituições, incluindo as escolas, e nós sabemos o quanto é importante levar informação e propagar esse conhecimento para que as pessoas multipliquem e saibam reivindicar os seus direitos. Precisamos falar sobre a violência, combatê-la, e o Conselho tem esse intuito. A gente precisa somar forças com as instituições que defendem os direitos da mulher”, afirmou Jesus Andrade, presidente do Conselho de Direitos da Mulher.

Para o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude Arthur Quirino, esse movimento deve ser constante. “Vemos hoje infelizmente uma criminalidade muito forte contra as mulheres. Todas as mídias têm divulgado inúmeros casos de Feminicídio. Você observa aqui uma mobilização sendo feita agora. Se você conhece alguém ou souber de alguma coisa, denuncie, independentemente de ser parente ou não. É importante que a gente cuide um do outro. Parabéns pela Secretaria da Mulher pela campanha”.

Intitulada de Marcha das Colheres, o movimento seguiu pelas principais ruas do Centro de Caxias, chamando a atenção da sociedade para a questão. A secretária de políticas para as mulheres Aureamélia Soares destacou que os esforços também estão sendo feitos para conseguir a implantação no município da Patrulha Maria da Penha.

“Juntos, Governo Municipal e Secretaria da Mulher, colocamos esse ano um tema específico para trabalhar a violência doméstica. Tivemos o apoio do Conselho da Mulher, Polícia Militar, SAMU e secretários. Estamos reunidos para que essa patrulha venha para nossa cidade. Essa parceria entre município e estado é importante porque em Caxias temos um alto índice de Feminicídio e violência doméstica. Temos que trazer mais instrumentos e artifícios para combater a violência”, afirmou Aureamélia Soares.

Palavras chaves: