Mais 4 mil alunos de 10 escolas do ensino básico e fundamental da rede pública e particular do município promoveram uma grande festa cívica em comemoração à Semana da Independência em Caxias nos desfiles do Polo V na tarde desta quarta-feira (4), na Avenida 6 do bairro Cohab.

“A nossa escola está trazendo a Inclusão Educacional, estamos mostrando as várias deficiências e a importância de a gente respeitar as limitações das pessoas”, lembra Antônia Cardoso, gestora da escola João Viana.

“Nós fazemos parte do Colégio Batista e é um prazer estarmos representando a nossa escola”, disse Luiza Eduarda.

É o segundo ano que a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, divide a programação e leva aos bairros os desfiles. “Eu achei essa ideia maravilhosa, estou achando muito bonito em ver tanta gente homenageado a nossa pátria, ainda mais aqui no meu bairro”, pontuou Irene Cruz, vendedora de lanches.

notiEla disse ainda que o movimento é bom para o comércio informal e todos saem ganhando. “Estou vendendo geladinho para refrescar o calor, aproveito e ganhou um extra, é sempre bom”, completou.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e sua equipe de governo e vereadores prestigiaram cada escola com suas temáticas sobre a inclusão. “É um compromisso que nós temos, quanto mais tivermos próximos da família e dos educadores, mais certeza de ter um bom aprendizado, melhoria do IDEB, com foco na busca de alcançar uma educação de qualidade”, disse Fábio Gentil.

A secretária de Educação Ana Célia Damasceno destacou que “focar no desfile em polos agrada a todos, inclusive à população, como os pais de alunos. Outra vertente percebida no desfile é a valoração dos educadores, algo que o prefeito Fábio Gentil consegue fazer de forma contínua”, concluiu.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: