Ao todo, 964 alunos de seis escolas e outras entidades e órgãos públicos desfilaram no penúltimo desfile de polos da zona rural de Caxias, no povoado Brejinho, 1º Distrito, nessa quinta-feira (12). Alunos das escolas Dom Luís Marelim; C.E.I. Brejinho; Escola Pedro Neiva de Santana; Alto Alegre; Luís Falcão; Zeferino Borges da Cunha; Desbravadores e programas sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a exemplo do CRAS do Descanso, também estiveram participando.

“Nós trouxemos o Carimbó, escritores famosos, além da inclusão para os nossos alunos”, disse Miriam Rodrigues, gestora.

“A gente aprendeu muito com os escritores famosos, principalmente alguns que incentivam as brincadeiras para crianças”, disse Carlos Eduardo, aluno.

“É um espaço muito bom o CRAS, onde a gente faz cursos, participa com idosos, crianças, e atende muitas pessoas”, disse Josivaldo Reis, participante do CRAS do Descanso.

“Nós fazemos vários cursos no CRAS, e para nós é um grande prazer estar participando do desfile”, lembra Silvanete Damasceno, idosa do CRAS do Descanso.

A acessibilidade foi destaque, tanto entre crianças quanto entre adultos. Mensagens em faixas e cartazes traziam a importância da promoção da inclusão nas escolas. Um grande público também compareceu para assistir.

“Esse ano o Brejinho recebe alunos de outros povoados. Eu gostei muito”, disse Gardência Borges, moradora.

“Nós temos que fazer a inclusão das crianças e adolescentes, a secretaria abordou esse tema e só veio a contribuir com as crianças que já são atendidas”, afirma Ana Carine, mediadora.

“Nós estamos muito felizes em poder mostrar um pouco do que fazemos na escola. O tema esse ano só veio a calhar com o que a gente já vem trabalhando no nosso dia a dia”, disse Maclane de Sousa, gestora.

Vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias prestigiaram o desfile cívico.

“Nós queremos agradecer a professora Ana Célia por este grande incentivo e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, por trazer os desfiles para a zona rural de Caxias também”, disse Edival do Brejinho, líder comunitário.

“Já é o 3º ano aqui no Brejinho, onde o prefeito Fábio Gentil demonstra o carinho e respeito com a zona rural de Caxias. A gente fica super satisfeito em poder contribuir para que o evento aconteça de maneira tranquila no povoado”, disse Prof. Didi, líder comunitário.

“Como você pode ver, um desfile muito bonito e organizado na zona rural de Caxias, e mais uma vez eu quero parabenizar a secretária, Ana Célia Damasceno, e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pela ideia de descentralizar o desfile”, disse Darlan Almeida, vereador.

“É a Prefeitura de Caxias prestigiando a zona rural, mas tudo começou em Nazaré do Bruno há 15 anos. Com a chegada do prefeito Fábio Gentil, ele entendeu que seria importante levar o desfile para os povoados polos, e o que a gente vê é essa festa. A prefeitura está de parabéns”, destaca Catulé, vereador.

“O poder público está mais próximo, e a gente vê a participação popular. A gente fica muito satisfeito, e só tem que parabenizar o prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia pela organização”, disse Sargento Moisés, vereador.

Foram 10 dias celebrando o tema “Inclusão Educacional – O privilégio de conviver com as diferenças”. Os desfiles envolveram 36 mil alunos, tanto nos polos da zona urbana, quanto na zona rural.

Nesta sexta-feira (13), os desfiles foram encerrados no povoado Caxirimbu, onde 687 alunos de cinco escolas desfilaram: Escola Flora Alves de Andrade; Rio Preto; Maria Marques Coura; Nossa Senhora de Nazaré; João da Cruz Nunes de Almeida. Os desfiles também passaram pelos polos dos povoados Buenos Aires, Nazaré do Bruno, Cabeceira de São Pedro e Alecrim.

Os desfiles alusivos à Independência do Brasil tiveram início na zona urbana de Caxias no dia 03 de setembro com os polos I e II no Bairro Ponte em Caxias; em seguida o polo III no conjunto Ipem; o desfile do polo IV no Bairro Volta Redonda e o polo V no Conjunto Cohab.

Para a secretária Ana Célia Damasceno, o objetivo da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), foi alcançado.

“Hoje nós vemos o quanto a educação precisa do apoio de todas as mãos. Nós agradecemos o apoio do prefeito Fábio Gentil, mas agradecemos também o apoio da comunidade. Porque a gente percebe que cada vez mais as famílias estão participando e que precisamos, por isso, investir mais em educação”, afirma Ana Célia Damasceno.

Palavras chaves: , , , ,