O NutriSUS é um programa de suplementação alimentar do governo federal desenvolvido para crianças de baixo peso ou com anemia e contempla a faixa etária de 6 meses a 4 anos.

Na Creche Vila Lobão, Escola Isabel Dolores (Bairro Antenor Viana) e na Fundação José Castro (Bairro Ponte) foram desenvolvidas palestras e dinâmicas sobre a alimentação saudável às crianças que estão nas escolas pactuadas ao NutriSUS.

O objetivo foi informar sobre a suplementação de ferro, que previne deficiências nutricionais, e, também, a importância nutricional dos alimentos consumidos pelos alunos no ambiente escolar e da suplementação alimentar.

“A estratégia do NutriSUS também previne as carências nutricionais na primeira infância, por isso é suplementado em crianças de 6 meses a 4 anos de idade, que têm mais probabilidade de desenvolver essas deficiências nutricionais”, explica Layane Valéria, nutricionista do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Educação.

Os alimentos são criteriosamente preparados para receber o nutriente contido em um pequeno sachê.

A nutricionista do PSE da Secretaria Municipal de Saúde, Kamyla Sousa, falou sobre os critérios necessários para que a criança seja contemplada pelo NutriSUS.

“O programa previne algumas deficiências nutricionais, como Ferro, vitaminas do complexo B, Ácido Fólico, Selênio, Cromo. As crianças devem estar devidamente matriculadas em escolas da rede pública e trazendo em mãos, mediante a matrícula, o cartão do SUS, porque essas crianças passam por uma avaliação e atendimentos nutricionais por nós do PSE”, enfatizou.

Em Caxias, quatro escolas são pactuadas pelo programa, sendo uma na zona rural e três na zona urbana. São 255 crianças que recebem, por dia, um sachê contendo 1g (grama) de suplemento. A suplementação é feita no primeiro semestre com 60 suplementações e outras 60 na segunda etapa, com intervalo de 4 meses entre cada ciclo.

Na oportunidade, alunos de Agroindústria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram da ação.

“Com apoio da FAPEMA, a gente pega os dados da efetividade do programa aqui em Caxias e a gente faz atividades de educação e alimentação nutricional com alunos do campus. São alunos de Agroindústria, que alinham a teoria à prática”, explicou Dalva Muniz, nutricionista do IFMA.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,